Professores e profissionais do Apoio comparecem em peso na assembleia

Após o último encontro com o Governo (veja) para tratar do Plano de Cargos, Carreiras e Salários do Magistério e dos Profissionais do Apoio da Educação, o Sintrasp convocou uma assembleia que foi realizada ontem (26) a fim de deliberar sobre alguns pontos que serão encaminhados à Prefeitura ainda hoje (27). Nosso presidente Antônio Rodrigues dos Santos (Toninho do Caps), a vice-presidente Professora Marta da Silva Barreto e o diretor Jessé de Castro Moraes comandaram o encontro, dividido em duas partes: 1) Profissionais do Apoio; 2) Professores.

APOIO DA EDUCAÇÃO -
Uma da reivindicações da categoria e que foi retirada pelo Governo foi a questão do concurso para gestores. No entanto, isso foi colocado em votação e por unanimidade foi aprovado que gestores devem ser escolhidos pelo concurso e não por eleição, como era uma das propostas da Prefeitura. Além disso, a questão dos 10% do difícil acesso está segurada ao Apoio, assim como a possibilidade de evoluir através de formação acadêmica. Na questão do Plano de Carreira do Apoio muito se avançou nas negociações.

MAGISTÉRIO - Para os Professores algumas reivindicações que não foram atendidas pela proposta inicial da Administração. Assim, a Professora Marta comandou algumas importantes explicações e votações para o Magistério, como o concurso para gestores (que também foi votado pelo concurso). Para os Professores readaptados houve entendimento da dificuldade de uma aposentadoria especial, porém ficou definido um pedido de clareza na evolução através do Plano de Carreira, em relação a avaliação de desempenho e progressão por títulos. Foi consenso também a reivindicação de que PEB II (Professor de Ensino Básico) possa ser chamado de módulo, considerando que não há número suficiente destes para substituição e nesse caso aluno acabam ficando sem algumas aulas.

Sobre as abonadas foi aprovado pelos Professores que seja desvinculada da avaliação de desempenho e que haja pontuação extra para quem não utilizar nenhuma durante o ano letivo. Na questão da isonomia (PDI - PEB I - PEB II) foi esclarecido que não há possibilidade legal de prevê-la no Plano. Porém ela está prevista no Plano Nacional e Municipal de Educação. Assim foi deliberado a necessidade de um decreto que oriente a forma que irá acontecer a correção do valor da hora dos Professores, problema que afeta principalmente os PDI's (Professores de Desenvolvimento Infantil) em desvantagem aos demais.

NOVA ASSEMBLEIA - Tudo o que foi debatido e aprovado na assembleia será repassado hoje em um encontro do Sindicato, representado pela vice-presidente Marta, com o prefeito. Assim, teremos um posicionamento do Governo. Portanto, na quinta, dia 29, realizaremos uma nova assembleia apenas com os Professores na sede do Sintrasp, com primeira chamada às 19 horas e segunda chamada às 19h30. Vamos debater a devolutiva e definir os próximos passos de luta.

CELERIDADE - Nossos diretores alertaram tantos Professores como Profissionais do Apoio da Educação de que precisamos pressionar o Governo. A promessa do prefeito era de que ambos os Planos de Carreira seriam encaminhados à Câmara ainda em 2018. No entanto, estamos próximos do recesso de fim de ano e não podemos deixar que isso fique para 2019. Então, você Servidor da Educação, tem a missão de mobilizar seus colegas de trabalho para participar dessa luta conosco. Juntos somos fortes e vamos garantir melhorias para a Educação.

AVALIAÇÃO -
A Professora e vice-presidente do Sintrasp Marta afirma: "A Prefeitura sabe da força e da união dos Professores e Profissionais do Apoio da Educação. Conquistamos muitos avanços graças a essa luta, pois o Governo sabe que aqui não tem arrego. Contudo, algumas reivindicações estão longe daquilo que queremos e por isso já deixamos agendada uma nova assembleia para quinta (29). De acordo com a devolutiva do prefeito hoje, vamos à luta por melhorias. Aproveito o momento para reafirmar o compromisso do Sintrasp pela categoria".

CLIQUE AQUI E VEJA TODAS AS FOTOS DA ASSEMBLEIA

FALE CONOSCO E FIQUE BEM INFORMADO -