Em assembleia, Professores aprovam Plano
de Carreira, porém haverá calendário de luta

Em assembleia realizada na sede do Sintrasp ontem (29) os Professores presentes votaram pela aprovação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS). Contudo, há algumas reivindicações da categoria que não foram atendidas no texto do documento. Portanto, também foi aprovado pela maioria dos presentes um calendário de lutas para o primeiro semestre de 2019. Nosso presidente Antônio Rodrigues dos Santos (Toninho do Caps) realizou a abertura do encontro e a vice-presidente e Professora Marta da Silva Barreto conduziu os trabalhos.

DEVOLUTIVA - Mediante o que foi aprovado na assembleia de segunda, dia 26, o Sintrasp apresentou todas as deliberações ao prefeito e seus secretários em uma reunião na tarde de ontem. Com isso, tivemos retornos positivos e outros nem tanto:

1) Desvinculação das Faltas Abanodas da Avaliação de Desempenho
- Haverá pontuação extra para os Professores que não retiraram nenhuma abonada durante o ano letivo. Ou seja, o Professor (a), irá progredir na Avaliação de Desempenho, independente de ter falta abonada. Nesse item, houve consenso e a Administração aceitou essa proposta sugerida pelo Sintrasp e aprovada pelos Professores (as) por unanimidade na assembleia de segunda, dia 26 (relembre).

2) Concurso para Gestores com provimento efetivo -  Essa proposta a administração pediu o prazo de seis meses para avaliar se é possível que o referido concurso seja de acesso. O prefeito entende que tem que valorizar os profissionais da rede municipal de ensino, para esses cargos, a exemplo do que acontece na prefeitura de São Paulo. No entanto, a diretoria da Sintrasp, deixou bem claro para a Administração que sabemos que há inconstitucionalidade  referente a concurso de acesso, e que independente do concurso ser de acesso ou aberto, é unanime  entre toda categoria (Professores e Profissionais do Apoio da Educação) que os Cargos de Gestores sejam através de Concurso e de  provimento efetivo, conforme ele se comprometeu em campanha eleitoral e durante as paralizações que foram feita durante o período de campanha salarial desse ano.

3) Isonomia Salarial - Sobre essa reivindicação justa, necessária e que já deveria estar acontecendo no Magistério de Osasco, foi pedido ao prefeito que publicasse um documento que garantisse quando e como essa isonomia vai acontecer. Pois, é desumano os salários que os PDI's (Professores de Desenvolvimento Infantil) recebem, além de a meta 17 do Plano Nacional e Municipal também preverem essa isonomia, que deve acontecer inclusive entre os três segmentos de Professores PDI/PEB I e PEB II (Professores de Educação Básica).

FALA AÍ, MARTA - “Enfatizamos o compromisso de luta do Sintrasp em prol dos Professores de Osasco. Temos que estar unidos para que nossa luta continue forte. Degrau a degrau vamos conquistar melhorias efetivas para o Magistério da cidades. Porém isso só será possível com a força da categoria junto ao Sindicato. Fiquem atentos ao site e redes sociais para acompanhar todas as novidades. Estamos juntos (as), companheiros (as)”, afirma nossa vice-presidente Marta.