Governo encerra programa Idiomas sem Fronteiras após apontar falhas, mas sem apresentar solução

O Governo Federal, através do Ministério da Educação (MEC), anunciou o encerramento do programa Idiomas sem Fronteiras. A alegação do ministro da Educação Abraham Weintraub é a de esta iniciativa não ter funcionado e precisar ser substituída. Segundo dados do próprio Ministério, 18 mil alunos e professores aprenderam uma segunda língua com essa ação, advinda de outro programa cancelado anteriormente, o Ciências sem Fronteiras.

A atual gestão do ministro fez diversas críticas ao modelo do programa. "O Idiomas sem Fronteiras não funcionou, a gente vai substituir. O objetivo não pode ser pagar TOEFL [teste de proficiência em inglês] para as pessoas", declarou Arnaldo Barbosa de Lima Júnior, secretário da Educação Superior do MEC. Quando questionado qual a melhor forma de substituição e como será feita, respondeu: "necessidades serão avaliadas com a implementação do [novo] programa Future-se".

E O QUE É O FUTURE-SE? - A página do MEC (acesse) define o Future-se como um programa de busca ao fortalecimento da autonomia administrativa, financeira e da gestão das universidades e institutos federais. Essas ações serão desenvolvidas por meio de parcerias com organizações sociais. Isso deve incluir, segundo a descrição, a internacionalização das unidades de ensino.

Seguimos acompanhando para COBRAR sempre uma solução do problema criado com a retirada do programa. Esta tem sido a única oportunidade de muitos estudantes terem acesso ao conhecimento de um novo idioma. É preciso seguir!

FALE CONOSCO - Acesse nossas redes sociais e interaja conosco pelo Facebook, Flickr e Instagram. Conheça nosso canal oficial no YouTube. Fale com o Sindicato pelos telefones (11) 2284.3500 (Osasco) e (11) 4616.5746 (Cotia) ou pelo nosso e-mail contato@sintrasp.com.br