Estivemos com a secretária da Educação
para cobrar reivindicações do setor

Dirigentes do Sintrasp colocam em pauta todas reivindicações do setor em reunião com Ana Paula Rossi

Dirigentes do Sindicato estiveram, dia 16 de janeiro, reunidos com a secretária de Educação do município, Ana Paula Rossi. O objetivo do encontro foi tratar de importantes demandas do setor e destacar a preferência da entidade em manter um diálogo aberto e permanente sobre as principais reivindicações dos profissionais.

Entre os assuntos debatidos estão:

1) Pagamento de 1/3 das férias do Professor adjunto
A secretária informou que acompanha de perto a situação de atraso de pagamento de 1/3 das férias e, provavelmente, em breve, isso será solucionado. Disse que a S.A alegava erro ocorrido no sistema que faz a folha de pagamento. E, no final da tarde, ela nos comunicou que o pagamento estaria sendo feito hoje (16);

2) Processo Seletivo
Perguntamos quando e de que forma vai ocorrer o processo seletivo para Professores, pois logo se inicia o ano letivo e sabemos que faltam profissionais para suprir a necessidade em sala de aula. Também, reiteramos que os Professores que já trabalham há muitos anos em regime de contrato celetista estão muito ansiosos para saber como fica a questão deles no exercício da função.

A secretária nos disse que o processo seletivo provavelmente ocorre este mês. Deixou claro que será através de prova e para classificação serão considerados a nota do exame mais apresentação de títulos e não contará o tempo de serviço. A seletiva será amplamente divulgada por mais de três dias em diversos veículos de comunicação, não apenas no IOMO como sempre ocorreu. A meta é evitar fraudes.

Ainda perguntamos sobre a prova e possível curso preparatório e ela nos informou que a prova será simples, com questões de língua portuguesa e conhecimentos específicos para atuação no magistério. Afirmou que não haverá tempo hábil para curso preparatório já que os Professores estão de férias em janeiro;

3) Sobre a inscrição
A inscrição será on-line e gratuita;

4) Sobre o início do ano letivo
Disse que não será possível concluir o referido processo seletivo antes de iniciar o ano letivo. Por isso, serão oferecidas aulas aos Professores efetivos de EMEI e EMEF com carga suplementar e nas creches, com hora extra, para que os alunos não fiquem sem Professor em sala de aula;

5) Concurso
Perguntamos se tem perspectivas de concurso para este ano e ela nos informou que assim que resolver tudo sobre o processo seletivo e ter as escolas organizadas com os Professores necessários para atender os alunos, os próximos passos serão resolver a questão de 1/3 da jornada extraclasse para as EMEIs e Creches e já trabalhar em cima da elaboração de concurso. Esclareceu também que todos os trâmites legais para concurso demora mais ou menos um ano.

CONCLUSÃO - Segundo nossa vice-presidente e Professora Marta Barreto, que esteve no encontro, ao término da reunião a secretária disse que o processo seletivo está seguindo as orientações do Ministério Público. "Ana Paula ainda enfatizou que defende uma gestão democrática e sempre que possível vai atender às demandas das entidades sindicais de modo a respeitar e valorizar a classe do magistério. Ficamos satisfeitos com o encontro e esperamos manter o diálogo".

FALE CONOSCO E FIQUE BEM INFORMADO - Acesse nossas redes sociais e interaja conosco pelo Facebook, Flickr e Instagram. Conheça também nosso canal oficial no YouTube. Fale com o Sindicato pelos telefones (11) 2284.3500 (Osasco) e (11) 4616.5746 (Cotia) ou pelo nosso e-mail contato@sintrasp.com.br