SINISTRALIDADE - Uso consciente do
plano de saúde evita altos reajustes. Confira!

O mecanismo no reajuste dos planos de Saúde ainda é um grande enigma para parte da população brasileira. Com objetivo de desmistificar e orientar quanto ao uso consciente do plano de Saúde, o que pode contribuir para aplicação de valores mais baixos na renovação do contrato com as operadoras, o Sintrasp esclarece um pouco sobre o tema denominado como sinistralidade. Entenda sobre o assunto.

Primeiro é preciso entender exatamente como funciona o plano de saúde. Na prática, um número de pessoas (empresarial/corporativo) se junta para pagar um valor proporcional por uma média geral de atendimentos/procedimentos permitidos. No entanto, quando usado excessivamente e ultrapassada essa média, é gerada uma compensação na renovação do contrato, mais conhecida como sinistralidade.

O QUE É - A sinistralidade em planos de saúde é também lembrada como desequilíbrio técnico financeiro. Na prática, por meio dela são avaliados fatores como o valor de contribuição em tal período e a quantidade de procedimentos realizados. Sobretudo, quando ultrapassa os 70% do valor arrecadado. Para melhorar a compreensão, vamos exemplificar exatamente como ela funciona.

Suponhamos que 10 pessoas paguem R$ 100,00 por mês. Em doze meses, o valor total arrecadado pelo plano é de R$ 12 mil. Agora, imagine que os procedimentos utilizados nesse mesmo período, como consultas, exames, internações, remoções, medicações, materiais, profissionais e equipamentos ultrapassem R$ 8.400,00 (70%). Quando esse desiquilíbrio acontece, ocorre a sinistralidade.

REAJUSTE - Quando ela ocorre e é verificada, a operadora do plano de saúde anuncia um reajuste no valor do plano, que se torna mais caro devido ao uso acima da cota estabelecida. Contudo, o reajuste contempla todos os participantes do plano, tenham eles usado os serviços do plano referentes à sinistralidade ou não. Por isso, é importante usá-lo com responsabilidade para garantir sua manutenção.

Waldir Passos, responsável pela organização e contratação em assuntos referentes aos planos de saúde do Sintrasp, afirma: "Mesmo com sinistralidade alta, conseguimos assegurar valores acessíveis no último reajuste. Portanto, todos somos responsáveis pela utilização do plano, somente quando necessário e saber identificar a necessidade pode evitar altos reajustes. A consciência faz a diferença".

FALE CONOSCO E FIQUE BEM INFORMADO - Acesse nossas redes sociais e interaja conosco pelo Facebook, Flickr e Instagram. Conheça também nosso canal oficial no YouTube. Fale com o Sindicato pelos telefones (11) 2284.3500 (Osasco) e (11) 4616.5746 (Cotia) ou pelo nosso e-mail contato@sintrasp.com.br