Assédio moral é combatido pelo Sindicato
Não toleramos esse crime. Denuncie!

Reclamações e denúncias sobre pressão excessiva por parte de chefias nas unidades da Prefeitura tem sido cada vez mais frequentes. Por conta do assédio moral constatado e combatido veementemente em vários casos pelo Sintrasp, muitos Servidores adoeceram e precisaram de acompanhamento psicológico. Grande parte dos atendimentos realizados no Sindicato é fruto desse crime.

O QUE É -
É uma forma de violência que consiste na exposição prolongada e repetitiva a situações constrangedoras e humilhantes, praticadas por uma ou mais pessoas. Ocorre por meio de comportamentos com o objetivo de humilhar, ofender, ridicularizar, inferiorizar, culpar, amedrontar ou desestabilizar emocionalmente. Coloca em risco a saúde física, psicológica e afeta o seu desempenho.

CARACTERÍSTICAS -
Existem vários indícios que sinalizam a ocorrência do assédio moral. Ele pode assumir tanto a forma de ações diretas (acusações, insultos, gritos, humilhações públicas) quanto indiretas (propagação de boatos, isolamento, recusa na comunicação, fofocas e exclusão social). No entanto, para que sejam caracterizadas como assédio, elas devem ser um processo frequente.

CRIME -
Nosso presidente Antônio Rodrigues dos Santos (Toninho do Caps) afirma: “Infelizmente, alguns companheiros que exercem cargo de chefias são incapazes de administrar o trabalho com as pessoas e acabam cometendo esse crime. Se detectado o assédio, o Sindicato toma todas as medidas cabíveis em defesa do trabalhador. Esse jogo de poder em detrimento do Servidor não será tolerado".

ATENDIMENTO PSICOLÓGICO -
Toda terça, das 8 às 16 horas, e quarta, das 10 às 15h30, a psicóloga do Sintrasp, Dra. Luciana, está à disposição dos Servidores. A consulta e as sessões são GRATUITAS! Para obter atendimento é necessário agendar. Mais informações, entre em contato pelo telefone 2284.3500 ou venha pessoalmente à nossa sede, que fica na rua José Bacarelli, 109 - Vila Campesina.

FALE CONOSCO E FIQUE BEM INFORMADO - Acesse nossas redes sociais e interaja conosco pelo Facebook, Flickr e Instagram. Conheça também nosso canal oficial no YouTube. Fale com o Sindicato pelos telefones (11) 2284.3500 (Osasco) e (11) 4616.5746 (Cotia) ou pelo nosso e-mail contato@sintrasp.com.br