HOME BELEZA CONTATO COLÔNIA DIRETORIA DENTISTA FIQUE SÓCIO HISTÓRIA JURÍDICO MÉDICO NOTÍCIAS PARCERIAS SEICON JULHO AMARELO - Hepatite acomete 3 milhões de brasileiros. Previna-se!

JULHO AMARELO - Hepatite acomete
três milhões de brasileiros. Previna-se!
Assim como temos feito nos meses anteriores, o Sintrasp apoia a campanha Julho Amarelo. A iniciativa do Ministério da Saúde tem como principal objetivo alertar a população sobre os riscos eminentes da doença que acomete, atualmente, três milhões de pessoas no País. A hepatite é uma degeneração do fígado causada principalmente por vírus, consumo abusivo de álcool e de substâncias tóxicas.

Segundo dados do Ministério da Saúde, somente em dez anos, o Brasil registrou mais de 300 mil novos casos de hepatites virais. Neste mesmo período, mais de 37 mil pessoas morreram em decorrência da doença no País. A medicina reconhece cinco tipos da doença: as hepatites A, B, C, D e E. Destas, a C é a mais perigosa e a que mais mata em todo o País, uma média de 70% das mortes pelo vírus.

COMPLICAÇÕES - Estima-se que um a cada três transplantes de fígado são em decorrência de complicações do tipo C. Estatísticas da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que 80% dos casos de câncer de fígado são causados por hepatites virais. Presume também que esta é a maior epidemia da humanidade e que as hepatites virais são 10 vezes mais infecciosas que o vírus da Aids.

SINTOMAS - Febre, náuseas, vômitos, mal-estar, pele e olhos amarelados, falta de apetite e urina escurecida. Caso tenha um destes sintomas, a pessoa deve procurar uma unidade de saúde para realizar o exame de sangue, a fim de detectar a existência do vírus no organismo. O contágio pode ocorrer através de contato com seringas ou sangue contaminados e até mesmo por conta de sexo sem prevenção.

FUNCIONALISMO - Para evitar a doença tome cuidado com os hábitos de higiene pessoal e sanitária, uso de equipamentos de proteção individual para os profissionais da saúde e asseio, além de evitar o uso compartilhado de alicates, seringas, tesouras, escovas de dente e lâminas de barbear. É importante lembrar que o uso de preservativos nas relações sexuais pode evitar a doença.

ATENÇÃO - Para os tipos A e B, o Sistema Único de Saúde disponibiliza vacinas. Nosso gestor em saúde e segurança do trabalho Leonardo Rolim afirma: "A hepatite age silenciosamente no organismo e permanece por anos sem sintomas, o que aumenta o risco de se desenvolver doença hepática como a cirrose. Pacientes com hepatite C têm grandes chances de cura com o tratamento correto.

FALE CONOSCO E FIQUE BEM INFORMADO - Acesse nossas redes sociais e interaja conosco pelo Facebook, Flickr e Instagram. Conheça também nosso canal oficial no YouTube. Fale com o Sindicato pelos telefones (11) 2284.3500 (Osasco) e (11) 4616.5746 (Cotia) ou pelo nosso e-mail contato@sintrasp.com.br
 
FIQUE POR DENTRO DAS REDES SOCIAIS
Além do site, todo material produzido pela equipe de imprensa do Sintrasp também é compartilhado nas redes sociais.
 
TV SINTRASP - Aqui o Servidor é destaque
PARCERIAS DO SINTRASP