Perito constata vazamento de radiação
em visita ao Pronto-Socorro do Rochdale
Visita do Sintrasp ao PS Rochdale revela a necessidade de reparos contra vazamento na sala de raio x
Durante a série de visitas realizadas nas unidades de saúde ontem (11), a equipe de vistoria técnica do Sintrasp constatou uma séria irregularidade no PS Antônio Flávio França (Rochdale). Acompanhado do diretor Antônio Bino, o perito do Sindicato, Leonardo Guimarães, ao circular pelos corredores notou a possibilidade de vazamento de radiação da sala de radiografia (raio x) e confirmou a suspeita.

TESTES - Por meio de uma simples avaliação técnica realizada pelo perito com objetos metálicos na parte externa do ambulatório, foi possível confirmar o vazamento. Do outro lado da parede os utensílios ficaram aparentes na radiografia, e na prática confirma a necessidade urgente de adequação. Na parede também há um quadro de energia, instrumento que mau isolado viabiliza a saída de radiação.
Perito do Sintrasp realiza testes e conclui que vazamento de radiação atravessa as paredes do ambiente
SERIEDADE - Nosso presidente Antônio Rodrigues dos Santos, mais conhecido como Toninho do Caps, afirma: "A radioatividade é um problema muito sério e praticamente invisível, pois coloca em risco a saúde de trabalhadores e usuários da unidade de pronto atendimento. O perito orientou a técnica e gestora da unidade para evitar a exposição permanente e desnecessária de pessoas no local até que os reparos sejam efetuados. Laudo técnico elaborado pela equipe de vistoria será encaminhado para a Pasta responsável, a fim de que tomem providências".

RAIO X - São produzidos artificialmente a partir de um feixe de elétrons em um metal (geralmente o tungstênio), que libera energia em forma de raios x. Esse tipo de radiação possui um grande potencial de penetração. Seu uso tem sido de grande importância para a medicina na realização de diagnósticos. São absorvidos pelos ossos enquanto passam facilmente pelos tecidos. Em intensidade não controlada e com repetições inseguras pode causar sérios danos, como câncer.

Quadro de luz e possíveis conduítes de fiação elétrica podem fragilizar o sistema; reparo é emergencial