A unidade sempre prevalece. A luta continua!

Nestes últimos anos da gestão do prefeito Jorge Lapas, uma triste constatação pode ser feita: não houve avanços esperados pelo funcionalismo considerando que o administrador é Servidor de carreira e conhece, na prática, as necessidades da categoria. Podemos enumerar alguns avanços, porém, por outro lado, constatamos a queda do poder de compra dos Servidores, causado pela falta de repasse da inflação, provocando o achatamento salarial. Enfrentamos isso há muito tempo.

Em outubro de 2015, assumi a presidência do Sindicato e um dos objetivos deste novo mandato é mudar esse quadro. A diretoria está unida e engajada neste projeto. No entanto, tivemos êxito parcial nas negociações de 2016, porque a Administração sinalizava em seu discurso não poder oferecer nenhum índice.

Porém, mesmo com pouco empenho da categoria, conseguimos o índice de 3,58%, e, ainda sim, estamos na briga pelo restante na Justiça. O Sintrasp continua focado em lutar contra a desvalorização, assédio moral, perseguição e qualquer tipo de injustiça contra o Servidor. Não é uma tarefa muito fácil, considerando que as
vezes os ataques vêm de quem deveria estar conosco para fortalecer nossa luta.

RESPONSABILIDADE - Com o advento das eleições municipais, é momento do Servidor se conscientizar e fazer reflexões sobre quem será o novo patrão e se de fato terá compromisso com as nossas justas reivindicações. Haja visto que no cenário nacional sinalizam vários ataques contra o funcionalismo, como por exemplo o PLP 257, que retira direitos já garantidos e inviabiliza avanços futuros.

Toninho do Caps é presidente do Sintrasp. Foi eleito com maioria dos votos e tem a confiança do setor

UNIDADE - Independentemente de qualquer que seja o governo ou partido político que esteja no poder, os Servidores devem se organizar em torno de suas entidades representativas para combater qualquer iniciativa que aponte para o retrocesso. É fundamental a unidade da categoria, pois apenas o esforço conjunto é capaz de impedir que o Servidor seja descartável e substituído por terceirização de interesses unilaterais, aquela que prejudica os trabalhadores que colocam a “mão na massa”.

Servidores: sem unidade não haverá avanço!

Editorial publicado no jornal Folha do Servidor - Edição 12 - Agosto/2016

ANTONIO RODRIGUES DOS SANTOS (TONINHO DO CAPS) - É presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Serviços Públicos de Osasco e Região (Sintrasp); é diretor da Fesspmesp (Federação dos Sindicatos dos Servidores Públicos Municipais do Estado de São Paulo) - www.fesspmesp.com.br; e dirigente da CSPM (Confederação dos Servidores Públicos Municipais) - www.cspmbrasil.com.br

LEIA O EDITORIAL ANTERIOR
Preservar direitos e garantir novos avanços