Ouça a matéria!
A primeira reunião entre Sindicato e representantes do Apoio da Educação ocorreu nesta semana e já trouxe grandes resultados aos companheiros. Na última segunda, dia 12 de dezembro, a diretoria do Sintrasp se reuniu com os representantes titulares do segmento do Apoio para debater as reivindicações específicas dos profissionais.
Definimos reuniões no Sindicato uma vez por bimestre, conforme já acontece com os Professores, porém, ainda é preciso que esse direito conste na Lei Complementar 351/19 (Plano de Carreira). Mesmo assim, iniciamos os debates com os trabalhadores a fim de acelerarmos os processos e garantirmos a atenção devida às reivindicações dos companheiros(as).
➡️ REPRESENTANTES DO SINTASP
✅ Jessé de Castro Moraes (Presidente)
✅ Marta da Silva Barreto (Vice-Presidente para Educação)
✅ Sheila Aparecida Thimóteo (Diretora da Secretaria da Mulher)
➡️ PRIMEIRO ENCONTRO
Nosso presidente Jessé de Castro iniciou a reunião ressaltando a importância da presença de todos e também reafirmou a necessidade da união entre trabalhador e Sindicato, pois apenas sintonizados poderemos avançar nos temas apresentados. As Professoras Marta da Silva Barreto e Sheila Aparecida Thimóteo deram continuidade ao encontro. Os presentes se apresentaram, falaram qual unidade representavam e já puderam esclarecer algumas dúvidas.
➡️ PAUTA DO ENCONTRO
Realizadas as apresentações, passou-se a discutir os itens da pauta, preparados previamente pela diretoria do Sintrasp, a partir de todas as demandas recebidas diariamente através das redes sociais, por telefone e pessoalmente. Confira os itens apresentados:
1 – Momento de apresentações
2 – Histórico da Representação e Força Politica dos Profissionais do Apoio da Educação
A vice-presidente Marta fez um breve relato de como os Profissionais do Apoio se fortaleceram na luta por melhores condições de trabalho, direitos e salários a partir do momento que resolveram se unir. Lembrou do grupo que se reunia na Escola Estadual Professor Dr. Luiz Lustosa da Silva e, pela primeira vez, procuraram o Sintrasp para auxiliá-los. Lembrou também da paralisação que colocou na frente da Prefeitura mais de 1.500 Servidores a fim de dizer ao Governo como se sentiam indignados com os baixos salários, assédio moral, transferências compulsórias, falta do Plano de Carreira e muito mais.
Grandes conquistas e avanços também foram mencionados pela diretora:
- Direito ao recesso escolar nos meses de julho e dezembro;
- Pagamento do Difícil Acesso (para aqueles que estão lotados em unidades escolares com direito ao benefício);
- Plano de Carreira (oportunidade de progressão por titularidade);
- Entre outros.
3 – Contextualização da necessidade do Grupo de Representantes (objetivos, critérios e encaminhamentos)
Reforçamos o objetivo principal do grupo – fortalecer a ligação entre as Unidades Escolares e o Sintrasp. Somente dessa forma é possível o Sindicato conseguir ouvir melhor os anseios de todos e, juntos, decidir sobre os encaminhamentos para atender às demandas apresentadas. Destacamos a obrigatoriedade do representante ser sócio do Sintrasp e eleito na unidade escolar que representa.
Por que é importante ser sócio:
Primeiramente, é o associado que mantém a entidade sindical, além do estatuto do Sintrasp assegurar o direito ao voto e a se candidatar apenas ao sócio. Outro motivo é o real envolvimento com as demandas pertinentes à categoria, além da participação ativa da vida do Sindicato. Por essas razões, os representantes dos Profissionais do Apoio da Educação (e também dos Professores) devem ser associados.
4 – Plano de Carreira
Foi ampla a discussão sobre o Plano de Carreira e os representantes concordaram que o documento necessita de revisão urgente. Também foi consenso do grupo e da diretoria do Sintrasp a necessidade de constar no plano:
- Direito a participação em reuniões de representantes uma vez por bimestre;
- Direito a lotação fixa em unidade escolar e através de classificação estabelecida por critérios correlatos ao cargo/função que ocupa;
- Participação em concurso de remoção, caso haja interesse em mudar o local de trabalho;
- Prazo para conferência e pagamento de títulos previstos no Plano de Carreira;
- Avaliação de desempenho com direito a progressão através de referência.
5 – Cursos/Sintrasp
Haverá colaboração do Sintrasp na formação continuada dos profissionais, de modo a contribuir para que avancem na progressão por títulos.
6 – Revisão de Pagamento | Orientação em casos de pagamentos com descontos indevidos ou algum valor faltante
O Servidor deve fazer um requerimento para processo administrativo e protocolá-lo na sala 51 da Prefeitura. Os companheiros também foram instruídos a procurarem o Departamento Jurídico do Sintrasp (e falar com a Roberta).
7 – Dúvidas de como proceder em caso de processo administrativo
Os representantes foram informados sobre todo o apoio oferecido pelo Sintrasp, especialmente pelo Jurídico, pois inúmeros processos foram concluídos com êxito pela nossa equipe. Estamos à disposição!
PROFESSORA MARTA 🗣️
Estou muito satisfeita com este primeiro encontro. Certamente muitas ações serão concretizadas graças ao empenho dos(as) companheiros(as). Esse time de representantes está de PARABÉNS. Vamos juntos construir uma nova história para os Profissionais do Apoio da Educação de Osasco!”
PRESIDENTE JESSÉ AFIRMA 🗣️
Muitos outros assuntos foram discutidos (assédio moral, constrangimento ilegal, desrespeito por parte de alguns gestores, etc.), porém este foi apenas o primeiro encontro. Ainda iremos nos aprofundar em todos os tópicos debatidos hoje. Fiquem ligados em nossas redes, pois tudo o que for tratado nestas reuniões será compartilhado com o segmento.”