O SINTRASP (Sindicato dos Trabalhadores em Serviços Públicos dos Municípios de Osasco e Cotia) ampliará a luta também pelo reconhecimento do adicional de insalubridade, incluindo as Cozinheiras e os Inspetores de Alunos da rede municipal de Osasco.
O Sindicato seguirá pelo caminho administrativo, por meio de ofício, cobrando da Prefeitura uma avaliação criteriosa das atividades desempenhadas por esses profissionais e das condições encontradas nos locais de trabalho. Vamos intensificar as ações nas próximas semanas por uma resposta definitiva.
Se não tivermos nenhum retorno oficial, também ingressaremos com ação na Justiça.
CASO DAS SERVENTES DE ESCOLA: POR QUE ESTÁ MAIS AVANÇADO? ENTEDA!
É importante explicar que a luta das Serventes de Escola se encontra em uma etapa mais avançada porque existe um fundamento jurídico mais específico relacionado às atividades exercidas por essas trabalhadoras.
A principal referência é a Súmula nº 448, item II, do Tribunal Superior do Trabalho (TST). O entendimento estabelece que a higienização de instalações sanitárias de uso público ou coletivo de grande circulação, assim como a respectiva coleta de lixo, pode justificar o pagamento do adicional de insalubridade em grau máximo.
Esse entendimento já foi aplicado pelo próprio TST em casos envolvendo trabalhadoras responsáveis pela limpeza de banheiros de escolas municipais. A jurisprudência diferencia essas atividades da limpeza realizada em residências e escritórios.
A luta do SINTRASP também está respaldada pela Norma Regulamentadora nº 15 (NR-15), do Ministério do Trabalho e Emprego. A norma estabelece quais atividades e operações podem ser consideradas insalubres. Seu Anexo 14 trata especificamente da exposição a agentes biológicos e serve de referência para a análise das condições de trabalho.
A LUTA TAMBÉM CONTINUARÁ PELOS DEMAIS SEGMENTOS
“No caso das Cozinheiras e dos Inspetores de Alunos, o SINTRASP seguirá reunindo informações e cobrando uma avaliação técnica das condições de trabalho. Embora a situação jurídica das Serventes esteja mais adiantada, isso não significa que os demais segmentos serão deixados de lado”, destaca nosso presidente Jessé de Castro Moraes.
CONTINUEMOS EM FRENTE, SERVIDORES!





