A Justiça prevaleceu outra vez, Servidor e toda a categoria sai vitoriosa deste processo! Conforme julgamento da sessão permanente e virtual da 3ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, iniciada em 29 de agosto, os nobres Desembargadores rejeitaram a apelação da oposição do Sintrasp referente ao pleito sindical ocorrido no final de 2021. Ou seja, além das derrotas acumuladas nas urnas e na Comarca de Osasco – 2ª Vara Cível, agora também a tese dos opositores foi rejeitada no Egrégio Estadual.
O julgamento, finalizado em 30 de agosto com o registro do Acórdão, contou com a participação dos Desembargadores Dr. JOÃO PAZINE NETO (presidente sem direitos a voto), Dra. VIVIANI NICOLAU E DR. CARLOS ALBERTO DE SALLES, que seguiram o voto de rejeição do Relator Dr. DONEGÁ MORANDINI, dando assim por sacramentada mais uma tentativa da oposição manipular o Judiciário.
⚖️ ACÓRDÃO MANTEVE DECISÃO DE MAIO
Conforme SENTENÇA PROFERIDA pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Comarca de Osasco – 2ª Vara Cível, o Juiz Dr. Mario Sérgio Leite já havia considerado o pleito sindical legítimo e, segundo o magistrado, o Sintrasp obedeceu todas as regras estatutárias.
NO ACÓRDÃO DA 3ª CÂMARA DE DIREITO PRIVADO, OS NOBRES DESEMBARGADORES SEGUIRAM A DECISÃO PROFERIDA EM OSASCO:
“Os questionamentos apontados pelo autor, por consequência, não possuem o condão de afastar a lisura do processo eleitoral do sindicato, eis que realizado em total observância nas normas previstas no Estatuto. Por fim, tem-se ainda que no primeiro dia da realização da eleição (fls. 180/182), o autor desistiu de participar das eleições, de modo que havendo apenas uma única chapa concorrente, de rigor a sua vitória.”
POSIÇÃO DA DIRETORIA DO SINTRASP
Agora com o registro do Acórdão a satisfação é ainda maior, porque a decisão legitima um trabalho sério e comprometido em prol dos Servidores de Osasco e Cotia. O Sintrasp tem diretores(as) altamente capacitados(as). Conseguimos formar um grupo muito forte, com qualidades distintas e peculiaridades únicas. O presidente Jessé tem habilidades satisfatórias de comando e mudou até agora toda dinâmica da entidade (política e estrutural). Na parte financeira, Jessé tem o engajamento da diretora Eliane.
Já os diretores Toninho do Caps, Bino e Marcelo exercem um espetacular trabalho de base a fim de estarmos cada vez mais próximos dos Servidores. O secretário-geral João Carlos atua no suporte interno com eficiência em todos os quesitos. E as diretoras Professoras Marta e Sheila têm eficaz atuação na Educação e em outras ações da entidade sindical. Destacamos também, além das lideranças da executiva, o diretor Ferreira de Cotia, e os demais dirigentes não afastados que nos ajudam nas demandas diárias.
🗣️ PRESIDENTE JESSÉ DE CASTRO MORAES
“O Sintrasp é do Servidor e os mais de 20 mil companheiros continuarão bem representados pela atual direção do Sindicato. Nós praticamos a política sindical, somos um instrumento de luta na defesa do funcionalismo de Osasco e assim permaneceremos. O momento exige reflexão, e precisamos estar ligados naqueles que surgem no período de eleições sindicais, falam do Servidor, querem agir como Servidor, são radicais, mas não são Servidores.”
O presidente Jessé também destaca o empenho de todo corpo Jurídico da entidade, do Dr. Rafael Ceroni Succi que cuidou especificamente deste processo, enfatiza a atuação dos colaboradores e prestadores de serviços.
⚠️ PRECISAMOS CONTINUAR ATENTOS
Lamentamos o oportunismo de uma minoria, pois quase prejudicou as negociações da Campanha Salarial 2022, os avanços conquistados nas alterações da Tabela 7 e outros avanços gerais para o coletivo. Enquanto o Sintrasp seguia um caminho seguro, ou seja, da racionalidade e estratégia, alguns optaram pelo radicalismo e se sobrepor diante da entidade sindical, isto é, achavam que estavam acima da lei.
RELEMBRE TODO O PROCESSO ELEITORAL
O Sintrasp convocou as eleições, deu ampla publicidade, fixou o edital no mural da entidade que, inclusive, saiu no jornal “O Estado de S. Paulo”. Além disso, divulgamos o pleito no site e redes sociais da entidade, com todos os prazos. SEGUIMOS TODAS AS EXIGÊNCIAS DO ESTATUTO DO SINTRASP (a própria Justiça reconheceu e destacou em ambas decisões). A chapa 2 se inscreveu, participou das reuniões, esteve no primeiro dia do pleito, conferiu a listagem, viu urna por urna, mas de repente saiu do Sindicato revoltada e gravou um vídeo informando sobre a desistência do pleito (ação essa também destacada pelo Judiciário).
Irresponsável, a chapa 2 foi para as redes sociais caluniar os coordenadores eleitorais, xingar os membros da chapa 1 e causar enorme bagunça em frente ao Sintrasp nos dias do pleito. Fizeram baderna, gritaram, xingaram e reafirmavam que no Judiciário iriam “desbancar nossa farsa”. LAMENTÁVEL ESSA POSTURA!
A verdade prevaleceu. Mas não foi uma tarefa fácil. A cada solicitação da Justiça apresentávamos provas reais, comprovando-se assim a lisura do pleito, conforme certificado pelo próprio Juiz e Desembargadores. Tínhamos atas de reuniões, assinaturas dos membros da chapa 2 concordando com as formas do processo, fotos das urnas e Servidores votando, conferência da listagem de votação pelo encabeçador da chapa 2 e seu advogado e acesso aos carros que transportavam as urnas.
SEMPRE EM FRENTE, SERVIDOR ✊🏽
Mesmo com todos esses transtornos, justamente após dois anos sem reajuste salarial e com um grupo jogando contra, a atual direção do Sintrasp, liderada pelo presidente Jessé de Castro Moraes, soube administrar muito bem os problemas políticos e com maestria conduziu a Campanha Salarial e as negociações da Tabela 7. Muitos avanços vêm por aí, pode confiar Servidor.
➕ LEIA TAMBÉM
Educação | Sintrasp obtém importantes esclarecimentos em reunião com o secretário Cláudio Piteri
A direção do Sintrasp esteve reunida com a Secretaria da Educação na última quinta (25 de agosto). Na ocasião, tratamos de alguns problemas enfrentados pelo setor, como as progressões, avaliação de desempenho, Plano de Carreira e demais demandas dos Servidores. Ficamos satisfeitos pelo fato do secretário Cláudio Piteri deixar claro a intenção de uma construção conjunta para solução das questões apresentadas, pois diante da situação atual o diálogo e a flexibilização nas ações são necessários… confira na íntegra