A contribuição feita pelos sócios é fundamental na manutenção das atividades do Sintrasp. Como todo e qualquer órgão, o Sindicato necessita de recursos financeiros a fim de continuar a oferecer serviços e defender os interesses dos trabalhadores. Porém, nós lutamos contra a mácula apregoada pela imprensa e por maus governantes ao longo dos anos quanto às atividades das entidades.
A verdade é uma só. Sem o Sindicato, os trabalhadores não têm forças de negociar um reajuste salarial, manter a cesta e, consequentemente, aumenta a exploração, assédio, vem a extinção de benefícios, dentre outros. Infelizmente, muita gente não enxerga isso e, pasmem, até apoiam medidas contra a liberdade sindical. Mal sabem, como diz o ditado, “estão dando corda para se enforcarem”.
Os ataques “liderados” pelo presidente Jair Bolsonaro visam destruir o movimento sindical. A estratégia dos governantes é simples e, pelo menos até agora tem se mostrado eficaz: querem jogar os trabalhadores contra seus Sindicatos a fim de diminuir a força das entidades ao reduzir suas receitas e limitar a capacidade de desenvolver ações voltadas ao combate da exploração e precarização do trabalho.
ATAQUES CONSTANTES
Junto à Reforma Trabalhista veio também o fim da contribuição sindical. Ela nos pegou de jeito, mas na minha opinião o Sindicato tem que ser atuante e forte o suficiente de forma a estimular a sindicalização dos trabalhadores e poder se manter desta forma. Aqui no Sintrasp nós temos o compromisso de buscar melhorar a qualidade de vida de cada um dos Servidores.
Ao se associar, o indivíduo fortalece a luta do Sindicato contra a retirada de direitos e a busca por mais conquistas à categoria. Além, é claro, de ter acesso a benefícios exclusivos com o propósito de melhorar sua vida e a de seus dependentes (confira aqui).
Antônio Rodrigues dos Santos (Toninho do Caps)
É presidente do Sintrasp (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Osasco e Cotia) e diretor da Fesspmesp (Federação dos Sindicatos dos Servidores Públicos Municipais do Estado de São Paulo e dirigente da CSPM (Confederação Nacional dos Servidores Públicos Municipais).
LEIA O EDITORIAL ANTERIOR
Somente com o direito à estabilidade se pode garantir um efetivo combate à corrupção no governo
Eu tenho o orgulho de ter ajudado a fundar o SINTRASP que no passado era uma associação dos funcionários públicos, ao longo dos anos obtivemos muitas conquistas com a ajuda do sindicato por isso, só tenho a agradecer o apoio que recebermos.