Ouça a matéria!
Nossa diretora Sheila Thimóteo, integrante do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Osasco (CMDMO), esteve presente no lançamento do Protocolo “Não Se Cale”, medida de segurança para mulheres em estabelecimentos da cidade. A ação ocorreu no dia 29 de agosto, na Sala Luiz Roberto Claudino da Silva, e contou com a participação de Servidoras, diretoras, secretários(as) e do prefeito Rogério Lins.
O Protocolo “Não Se Cale” agora é estabelecido por meio do Decreto Municipal nº 13.872/2023 e do Decreto Estadual nº 67.856/2023. O principal objetivo é combater o assédio e a violência sexual em espaços públicos e privados de lazer, como bares, restaurantes, casas noturnas, casas de espetáculos, de festas, eventos e similares.
➡ COMO FUNCIONARÁ?
Proprietários e funcionários de estabelecimentos que aderirem ao programa serão treinados para reconhecer, prevenir e intervir em situações de assédio ou violência sexual praticados contra as mulheres. A vítima poderá buscar ajuda quando se sentir em situação de violência, dentro ou fora desses locais, no momento da exposição ou depois dele.
Importante destacar que cartazes e materiais educativos serão afixados nos estabelecimentos, criando uma atmosfera de respeito e informando sobre os canais de denúncia. Além de sinalizarem o forte combate aos atos criminosos contra mulheres.
PRESIDENTE JESSÉ DE CASTRO MORAES 🗣
“A ação é louvável para os estabelecimentos da cidade, mas também chamamos atenção ao crescente número de assédio no serviço público (seja ele moral ou sexual). Vivemos dias difíceis e uma relação harmoniosa é necessária para que cada um saiba o seu devido lugar e respeite o espaço alheio. Com diálogo e cabeça no lugar podemos avançar muito, sempre sabendo que do outro lado tem um ser humano digno de reconhecimento e consideração.”
🙍🏽 SHEILA THIMÓTEO
“Foi um imenso prazer participar do lançamento deste protocolo. Certamente, muitas mulheres serão beneficiadas e se sentirão mais seguras nos estabelecimentos da cidade de Osasco. Fico feliz, como diretora do Sindicato e membro do CMDMO, por ver avanços consideráveis em prol da nossa segurança”, afirma a diretora da Secretaria da Mulher do Sintrasp.
Ver essa foto no Instagram