O presidente do Sintrasp, Antônio Rodrigues dos Santos (Toninho do Caps), esteve na manhã de hoje (27) em Itaquaquecetuba para apoiar os Servidores em um grande protesto. O motivo: lutar contra a retirada do Nível Universitário, conhecido como NU, de toda a categoria. A gratificação corresponde a mais de 50% dos salários de alguns dos trabalhadores.
O ato foi organizado pelo Sinseri (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Itaquaquecetuba), entidade presidida pela companheira Clícia Mara Silva Damaceno. Assim, a categoria se concentrou em frente ao Paço Municipal às 8 horas da manhã, com caminhão de som, faixas e cartazes com frases de repúdio e muita disposição de luta.
ENTENDA O CASO
Apesar de inúmeros avisos do Sinseri ao Governo Municipal desde outubro de 2019, o NU foi considerado inconstitucional pela Justiça. Essa medida tem acontecido em vários municípios, contudo as entidades sindicais engajadas na defesa do trabalhador tem avisado o Executivo. Isso porque, como no caso de Itaquaquecetuba, apenas o prefeito tem o poder de resolver a questão.
Mesmo sabendo disso, o prefeito de Itaquá, Mamoru Nakashima, não se posiciona oficialmente desde a decisão divulgada. Por isso, o Sindicato tem intensificado a pressão e os Servidores se uniram nesta manhã para ir à luta. Clique aqui e confira mais detalhes do caso.
APOIO
Fizemos questão de marcar presença em apoio aos trabalhadores de Itaquaquecetuba. A presidente Clícia tem feito um belo trabalho na condução do Sindicato e não podíamos deixar de prestar nosso apoio. Além disso, estamos atentos nesse caso do NU. Não sabemos se algo parecido pode ocorrer em nossa cidade. Sindicato sempre atento!”, afirma o presidente Toninho do Caps.