Ouça a matéria!
Nossa vice-presidente para Educação, Professora Marta Barreto, integrou a delegação do Instituto de Previdência Municipal de Osasco (IPMO) no 13º Congresso Brasileiro de Conselheiros de RPPS, realizado entre 10 e 12 de dezembro em Recife, capital pernambucana. Acompanhada pelos colegas conselheiros Edna Bazan, Paulo Siniauskas e Adriana Aparecida Leal Chagas, a dirigente cumpriu agenda de capacitação e debate em um dos principais fóruns nacionais dedicados ao aprimoramento da gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social, reforçando seu compromisso com a qualificação à frente do Conselho Deliberativo do IPMO.
Edna e Adriana, que são integrantes do Conselho Fiscal, foram responsáveis, respectivamente, pela parte financeira e logística para que a participação dos integrantes fosse possível e foram realmente as pessoas que fizeram com que fosse realidade a viagem. A Professora Marta Barreto e Paulo Siniauskas são integrantes do Conselho Deliberativo, parte essencial para que o Instituto de Previdência trabalhe da melhor forma possível, tiveram a oportunidade de um aprendizado espetacular neste evento.
Com mais de 1.300 participantes de todas as regiões do País, o evento é um espaço fundamental para o diálogo e a atualização técnica sobre governança e sustentabilidade dos RPPS. A programação, densa e alinhada aos desafios contemporâneos, abordou temas cruciais para a atuação dos conselheiros, como certificação profissional, controle de investimentos, relatórios de governança e aspectos atuariais dos benefícios.
TROCA DE EXPERIÊNCIAS
O Congresso proporcionou um ambiente fértil para a interlocução com nomes de destaque na esfera previdenciária. A delegação de Osasco pôde acompanhar palestras e debates conduzidos por autoridades como:
- Paulo Roberto dos Santos Pinto, secretário de Regime Próprio e Complementar do Ministério da Previdência Social;
- Allex Albert Rodrigues, diretor do Departamento dos RPPS;
- e Leonardo Motta, vice-presidente da SPPREV/SP, entre outros especialistas de renome.
Esse contato direto com diferentes visões e experiências enriquece a perspectiva técnica dos representantes locais.

“A absorção de conhecimentos, tendências e melhores práticas debatidas aqui em Recife será revertida em uma gestão mais robusta, transparente e eficiente do fundo previdenciário municipal, beneficiando diretamente todos os Servidores. A iniciativa simboliza a atuação propositiva do IPMO e fico feliz em atuar no Conselho Deliberativo e contribuir desta forma”, comenta a Professora Marta Barreto.






