O Sintrasp participou hoje (21) de reunião com o secretário de Administração Roberto Gardini e diretora de RH Marta. Voltamos a tratar das demandas do setor da Saúde e sobre segurança no trabalho. Nesta reunião também participou o Engenheiro de Segurança do Trabalho Renan Araujo Silva.
Na oportunidade, questionamos a razão pela qual os Servidores do PS Jardim d’Abril prestam serviço em andar exclusivo para atendimento aos pacientes com Covid-19, mas não recebem adicional de insalubridade. Os três se mostraram surpresos com a situação e irão resolver a situação. Até então, eles acreditavam no seguimento de equipe exclusiva para esse atendimento, porém apontamos o chamamento de profissionais de plantão da emergência para este suporte, sem que recebam o adicional correspondente.
Segundo Renan, existe uma equipe exclusiva para prestar o atendimento na unidade. Até aí, tudo certo. O secretário Roberto solicitou ao engenheiro realizar uma diligência no local para constatar o motivo da equipe de “exclusividade” não suprir o atendimento. Reiteramos nosso ponto de vista, inclusive defendemos 40% de adicional de insalubridade para todos o funcionalismo que está exposto diretamente ao novo Coronavírus.
Em relação ao Comunicado de Acidente de Trabalho (CAT), os representantes do Governo aguardam despacho de parecer jurídico, porque segundo eles, a determinação não atende exigências em relação nexo causal.
RETORNO AO TRABALHO
Uma outra questão, essa válida para todos os setores do funcionalismo, diz respeito a volta aos postos de trabalho. Sobre o retorno ao trabalho dos Servidores que estavam em casa: aqueles portadores de comorbidades com atestados e laudos devem entregá-los diretamente para suas chefias. Aqueles que sem problema de saúde mas sem segurança para retornar agora, se tiverem férias ou licença-prêmio, podem procurar o Apoio para ser visto o andamento a ser dado.