Ouça a matéria!
Muitas pessoas não compreendem o real papel de uma entidade sindical. Lamentavelmente, só criticam e não aceitam a importância das instituições para o fortalecimento de uma democracia legítima. A fim de elucidar essa máxima, neste espaço dedicado ao posicionamento do presidente do Sintrasp, apresento alguns “perguntas e respostas” para juntos refletirmos.
A UNIÃO DOS TRABALHADORES EM TORNO DE UM SINDICATO É UMA BOA IDEIA?
Sim, sem dúvida. O movimento sindical, como a instituição responsável pela defesa dos direitos e interesses individuais e coletivos da classe trabalhadora, foi uma das invenções mais criativas da humanidade. Ele organiza, forma, mobiliza e traz poderes e equilíbrio aos trabalhadores nos embates com o Governo e certas mentalidades conservadoras na sociedade.
Seu principal valor está em reconhecer a existência do conflito e permitir a sua solução de forma negociada, com regras que asseguram igualdade de condições entre empregadores e trabalhadores.
Organizado em Sindicato, o trabalhador será representado por uma entidade e não terá que se expor isolado ou individualmente no enfrentamento ao patrão. A luta passa a ser coletiva, protegendo o funcionário de eventual perseguição, garantindo força para a conquista, vocalizando desejos, ampliando a voz de cada um, criando respeito, valores e direitos.
➡ O QUE FAZ UM SINDICATO?
As organizações sindicais, de um modo geral, e os Sindicatos, em particular, exercem quatro macrofunções, quais sejam:
a) organizar, representar e defender os direitos dos trabalhadores da categoria profissional, inclusive como substituto processual;
b) negociar ou promover a contratação coletiva, podendo realizar movimentos paredistas (greve) na hipótese de recusa patronal e/ou governamental;
c) formar a cidadania, que consiste em promover cursos, seminários, simpósios, congressos e mobilizações com o objetivo de desenvolver o senso crítico dos trabalhadores;
d) lutar por justiça social, o que pressupõe participar e influenciar as decisões e processos políticos para que haja equidade na distribuição da riqueza, com garantia de dignidade ao trabalhador durante sua vida laboral e na aposentadoria.
Os Sindicatos dos Servidores públicos têm incluído em suas ações de Campanha Salarial, ou mesmo de atuação no Congresso, os temas institucionais aos quais as categorias representadas estão vinculadas, como estrutura, atribuições e funções.
➡ DESAFIOS PELA FRENTE
São grandes os desafios pela frente. Temos metas e objetivos que visam à ampliação de nossas ações. Estamos no segundo ano deste mandato com enormes avanços em todas as áreas, com ganhos salarias, sociais, entre outro. A instituição Sintrasp contribui para o Servidor ser protagonista neste processo.
➡ É HORA DE MUDANÇA
Em 2024 teremos eleições municipais, quando elegeremos prefeito, vice e vereadores. Passou dá hora de o Servidor de Osasco eleger um verdadeiro representante da categoria para estarmos bem representados na Casa de Leis. Gente da gente. Um(a) líder que conheça verdadeiramente o serviço público e as reais necessidades da categoria.
Precisamos estar no centro das discussões, dentro das deliberações das instituições políticas para ampliarmos nossas vozes. Um vereador(a) Servidor(a), gente da gente, é mais do que emergencial na atual conjuntura. Avante, Servidor: vamos nos reestruturar, escolher e eleger um vereador(a) para hastearmos a bandeira do funcionalismo municipal, de fato, dentro da Câmara Municipal de Osasco.
Jessé de Castro Moraes
É presidente do Sintrasp (Sindicato dos Trabalhadores em Serviços Públicos Municipais de Osasco e Cotia) e diretor nacional da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB).
LEIA O EDITORIAL ANTERIOR
CAMPANHA SALARIAL 2023 | Pra frente, Servidor – AGORA É GANHO REAL
Bom dia. Preciso de uma informação sobre como me associar ao SINTRASP. Me associei á APOS pois achei que eles eram o sindicato dos servidores de Osasco. Podem me ajudar por favor.
Grata