Ouça a matéria!
Os diretores do Sintrasp – João Carlos, Sheila Thimoteo, Aparecido Lima e Marcelo Lucas – participaram ativamente da Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora de Osasco, dia 7 de abril, no Centro de Formação dos Professores. O evento teve como tema central “A Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora como Direito Humano” e contou com debates e propostas fundamentais para o fortalecimento das políticas públicas voltadas à saúde no ambiente laboral.
A Conferência teve como principal objetivo propor ações e diretrizes que garantam o acesso à saúde no Sistema Único de Saúde (SUS), promovendo ambientes de trabalho mais saudáveis e seguros. As discussões foram organizadas a partir de três eixos temáticos:
✅ A Política de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora nas três esferas de governo;
✅ As novas relações de trabalho e os impactos na saúde dos trabalhadores;
✅ A participação popular como instrumento de controle social na saúde do trabalhador.
Durante os debates, o Sintrasp participou do eixo temático sobre a política de saúde do trabalhador nas esferas municipais, e apresentou uma proposta estratégica: a implementação de um Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) para todos os Servidores públicos de Osasco. A medida visa valorizar os trabalhadores e garantir melhores condições de trabalho e desenvolvimento profissional. A proposta foi aprovada e agora seguirá para relatoria na etapa municipal, onde serão escolhidas três propostas para compor o eixo referente à esfera municipal.
Outro destaque importante foi a eleição dos delegados que representarão Osasco nas próximas etapas do processo conferencial. Foram eleitos quatro delegados titulares e quatro suplentes, que participarão da etapa macrorregional (em maio, de forma on-line), estadual (em junho) e, posteriormente, da etapa nacional, que ocorrerá entre os dias 18 e 21 de agosto de 2025.
NOSSO SECRETÁRIO JOÃO CARLOS 🗣️
“A participação ativa do Sintrasp reforça seu compromisso com a defesa da saúde, da valorização e dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras do serviço público. O Sindicato seguirá firme na luta por políticas públicas que promovam bem-estar, dignidade e respeito no ambiente de trabalho.”