Determinação do Conselho Monetário Nacional (CMN) trouxe novas medidas para os maiores bancos do país. Caixa, Itaú, Bradesco e Santander estão postergando o pagamento de duas prestações dos financiamentos de imóvel ou de automóvel nos próximos 60 dias. A medida visa dar um fôlego aos trabalhadores em meio a pandemia do coronavírus.
A medida é válida para todos os clientes com financiamentos de imóvel e carros e também pode ser aplicado para outras dívidas. Para fornecer esta pausa, os bancos exigem que as prestações do crédito estejam em dia. A Caixa é a única exceção, pois até duas prestações em atraso podem ser pausadas.
TAXA DE JUROS
A taxa de juros durante este período não sofrerá reajustes e nem cobranças de multa. O cliente ficará dois meses sem pagar e após este prazo o limite da prestação volta ao normal, adicionando os meses não pagos ao final do financiamento. A recomendação é evitar aglomerações comparecendo as agências. Os clientes devem utilizar os meios eletrônicos para fazer o pedido, como o internet banking, aplicativos e centrais telefônicas.
Congelar as parcelas do financiamento de imóvel em cada banco
Caixa
A pausa vale para contratos habitacionais pessoas física e jurídica. Se o cliente estiver usando o FGTS para quitar o pagamento das prestações mensais não será possível pedir a pausa. Contando a partir da data do pedido de pausa, o banco tem o período de 48 horas, com a data retroativa do pedido. Sendo assim, pessoas com prestações com vencimento nesta semana, não vão conseguir a pausa.
As mesmas regras valem para os clientes que possuem operação de Home Equily- Crédito Imóvel Próprio. Nesse caso, é preciso ter quitado ao menos 11 parcelas.
O serviço de pausa estendida, que está sendo oferecido em caráter emergencial pode ser acessado através do Aplicativo Habitação Caixa, pelo WhatsApp ou ainda pelo Telesserviço (telefones 3004.1105 para capitais ou 0800.726.0505 para demais cidades, opção 7 da URA), de segunda a sexta, das 8 às 20 horas, exclusivamente para contratos com Pessoas Físicas. No caso do app, é necessário atualização da versão através da loja de aplicativos.
Para os contratos habitacionais com pessoas jurídicas, o cliente precisa contatar seu gerente para formalizar o pedido.
Itaú
O cliente pode fazer o pedido pelos canais de atendimentos. Para veículos, em capitais e regiões metropolitanas o número é o 4002.0234, enquanto nas demais localidades basta ligar para 0800.729.0234.
No caso de financiamentos imobiliários, o atendimento é de segunda a sexta, das 8 às 21 horas pelo 4004.7051, para capitais e regiões metropolitanas, e 0300.789.7051 para demais localidades.
Santander
O banco lançou um hotsite para ajudar os clientes que precisam da prorrogação. Nele é possível tirar dúvidas e fazer a solicitação de dívidas.
Bradesco
Até o momento, a instituição diz que está a disposição para a prorrogação em dividas de operações em dia e utilizadas, porém não deu mais detalhes.
Importante saber também
As agências bancárias da Caixa, Itaú, Bradesco, Santander e Banco do Brasil estão operando em horário reduzido. Os bancos informam que, também a partir desta terça (24), grande parte das agências terão acesso restrito apenas aos casos que não podem ser tratados pelo atendimento telefônico. Pedem a preferência pelos aplicativos do banco para celular e demais serviços digitais.