Ouça o editorial
Quando a diretoria do Sintrasp definiu o tema da Campanha Salarial 2023 – PRA FRENTE, SERVIDOR – AGORA É GANHO REAL – não foi por preferências pessoais ou uma simples aventura para politizar um dos momentos mais sérios da vida do funcionalismo de Osasco. Nossa decisão foi baseada em números colhidos e conferidos com muita competência pelo nosso diretor João Carlos Ferreira e compartilhado com as demais lideranças do Sintrasp.
Percebemos a boa saúde financeira do município de Osasco, e reconhecemos o empenho do atual Governo na condução da economia da cidade, com ganhos reais no orçamento e uma receita pujante há 6 anos.
Destacamos que houve aumento expressivo na arrecadação da Receita Corrente Líquida (RCL) do município em 2022, acima da meta estabelecida e, para o exercício de 2023, está orçado uma receita com crescimento de 22,93% superior a 2022.
Desde 2017, há um crescimento da receita, sendo que incluindo a previsão para 2023, perfaz um total neste período de 137% de superávit. Além de uma administração consistente, o resultado expressivo se deve também aos excelentes serviços prestados pelos mais de 16 mil funcionários públicos municipais de Osasco.
REAJUSTES AOS SERVIDORES
Em contrapartida, neste mesmo período, o Servidor teve somente 20,50% de aumento, sendo que o gasto com pessoal se manteve estável entre 2017 e 2021, com acanhada subida na folha (gasto pessoal em 2022).
Portanto, após refletirmos diante dos números, chegamos à conclusão de que é preciso valorizar o Servidor com aumentos reais, pois a ação possibilitará um crescimento ainda mais vertiginoso à cidade e, consequentemente, a população será contemplada diretamente e mais receptiva com este Governo.
REPOSIÇÃO, GANHO REAL E INCORPORAÇÃO
Nada mais justo, neste momento, contemplar o funcionalismo municipal na atual conjuntura financeiramente de Osasco. Os Servidores precisam de segurança financeira e boas condições para enfrentar os percalços econômicos do atual cenário nacional. Por isso, faz-se necessária a implementação imediata de recomposição salarial, com ganhos reais para fazer frente às perdas salariais no período 2017/2022.
Além disso, reivindicamos a incorporação urgente do abono, pois contemplará milhares de Servidores que hoje têm os menores salários da Prefeitura. Abono não é salário e pode ser retirado a qualquer momento por uma decisão do Ministério Público e/ou apontamento do Tribunal de Contas, como ocorreu recentemente nas cidades de Barueri, Itapecerica da Serra e Itaquaquecetuba. Por isso, pedimos a incorporação do abono no salário base.
Defendemos essas teses na primeira reunião da Mesa Permanente de Negociação e estaremos reafirmando nossos anseios no próximo compromisso da Mesa, previsto para ocorrer no início de abril. VAMOS À LUTA, COMPANHEIROS(AS)!
PRA FRENTE, SERVIDOR!
AGORA É GANHO REAL!
Jessé de Castro Moraes
É presidente do Sintrasp (Sindicato dos Trabalhadores em Serviços Públicos Municipais de Osasco e Cotia) e diretor nacional da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB).
LEIA O EDITORIAL ANTERIOR
Aposentados por invalidez com salário mínimo tbm terão direito a essa remuneração.?