Ouça a matéria!
Mais de 70 cozinheiras da rede municipal de Osasco estiveram reunidas com a direção do Sintrasp, na tarde do dia 21 de março. As companheiras fecharam uma pauta conosco dos temas mais urgentes ligados ao setor para tratativa junto ao secretário de Educação Cláudio Piteri e o prefeito Rogério Lins.
Foi uma oportunidade de darmos voz às companheiras vítimas de constrangimento e assédio dentro de suas unidades escolares. Tivemos tristes relatos de abuso de poder por parte dos responsáveis pelo Departamento de Merenda Escolar.
“Ações assim são inadmissíveis e já foram encaminhadas pelo Sindicato diretamente ao secretário. Auxiliamos as Cozinheiras a formalizarem as denúncias, inclusive, o Departamento Jurídico do Sintrasp presta todo o suporte para análise técnica-judicial em cada caso relacionado aos associados da entidade”, afirma nossa diretora da Secretaria da Mulher Sheila Aparecida Thimóteo.
“Perseguições dentro das unidades escolares e abuso de poder são assuntos tolerância zero para a nossa diretoria. Todos os casos coletados foram imediatamente reportados ao secretário de Educação e cobramos por providências imediatas. A situação não pode perdurar desta maneira, pois coloca em risco a integridade física e mental de muitas Servidoras”, pontua a Professora Marta da Silva Barreto, vice-presidente para Educação.
➡ Outros temas foram debatidos durante o encontro, tais como:
• Transferências compulsórias;
• Insegurança em relação aos materiais utilitários da cozinha (panela de pressão…) e demais equipamentos;
• Falta de equipamentos de proteção individual (EPIs);
✅ DELIBERAÇÕES
“Ficou combinado com as companheiras(os) na reunião que a Campanha Salarial neste momento é prioridade, mas, estamos atuando firmemente também em paralelo na defesa das Cozinheiras. A luta das Servidoras é justa e tem o total respaldo da diretoria do Sintrasp”, comenta o presidente Jessé de Castro Moraes.
👥 REPRESENTARAM O SINTRASP
➡ Jessé de Castro Moraes – presidente
➡ Professora Marta da Silva Barreto – vice-presidente para Educação
➡ Sheila Aparecida Thimóteo – diretora da Secretaria da Mulher