Com a onda de frio intenso 🥶 dos últimos dias, as equipes da Defesa Civil e Secretaria de Assistência Social (SAS) trabalham muito. Os Servidores realizam abordagens noturnas e oferecem acolhimento a pessoas em situação de rua. O Sintrasp reconhece e ovaciona a missão desses companheiros na busca por dignidade, e podemos dizer até humanidade, para cidadãos em vulnerabilidade social. Sem a excelente atuação dos Servidores certamente teríamos várias mortes na cidade.
FAZEM A DIFERENÇA 🖤
Quem aceita o acolhimento dos trabalhadores são encaminhados aos Centros de Acolhimento do município. Em 2021, por exemplo, foram mais de 15 mil “resgates” realizados na edição da Operação Inverno. Quem não aceita passar a noite em um dos abrigos recebe cobertor, pares de meia, toucas, roupas e agasalhos, achocolatado e água mineral. Até ração animal e cobertores para cachorro são distribuídos.
É importante a rede do SAS e Defesa Civil estarem sempre tão mobilizadas, prontas a garantir o abrigamento temporário dessas pessoas em situação de rua. Cabe também a nós, agentes mobilizadores, ajudarmos na divulgação de informações sobre a frente fria para a população. Deste modo, teremos mais cidadãos orientando sobre a necessidade de ligar no telefone 156 ao identificar uma situação na qual os Servidores poderão agir e apoiar.
POSIÇÃO DO SINTRASP 🗣️
“Os Servidores da Defesa Civil e Assistência Social estão de parabéns pelo engajamento. É preciso ser muito forte para enfrentar as situações vivenciadas diariamente. Enquanto nós vamos toda noite ao aconchego do nosso lar, eles estão nas ruas auxiliando quem tanto precisa. Muito obrigado pelo excelente trabalho prestado. O Sindicato estará sempre na luta pela valorização salarial e moral de cada um de vocês”, avalia nosso presidente Jessé de Castro Moraes.
EM CASO DE VULNERABILIDADE, ACIONE AS EQUIPES PELO TELEFONE 156 OU WHATSAPP (11) 3651.7080
Vídeo produzido pela Secretaria de Comunicação (SECOM) da Prefeitura de Osasco