Ouça a matéria!
O Sintrasp realizou, dia 20 de setembro, reunião presencial com os representantes dos Profissionais do Apoio da Educação. Um total de 80 Servidores lotaram a nossa sede para debatermos demandas do setor, quando também trouxemos atualizações das negociações junto ao Governo e colhemos alguns casos vivenciados nas unidades. O encontro foi liderado pelo presidente Jessé de Castro Moraes, pela vice-presidente para Educação Professora Marta Barreto e pela diretora da Secretaria da Mulher do Sintrasp, Sheila Thimóteo.
Como foram diversos apontamentos delicados, iremos expor a seguir de maneira geral alguns tópicos abordados. As denúncias apresentadas serão tratadas de forma sigilosa e as propostas de melhorias serão direcionadas à Administração. Os Representantes ficaram o dia conosco, pois tivemos a reunião pela manhã, às 9 horas, e, à tarde, a partir das 13 horas, nosso Técnico em Saúde e Segurança do Trabalho Leonardo Rolim palestrou aos companheiros.
O direito aos encontros não está previsto no Plano de Carreira dos Servidores, no entanto, o secretário de Educação Claudio Piteri, a pedido da Professora Marta Barreto, em uma atitude democrática, concordou em liberar os Servidores. Confira!
ASSÉDIO MORAL 😡
Infelizmente, a questão do assédio moral permanece como algo corriqueiro na vida dos profissionais. Sobre este ponto, reforçamos as orientações do nosso Jurídico. Para conseguirmos ter uma atuação eficiente é preciso ter provas – e podem ser fotos, vídeos e prints do WhatsApp, desde que isso seja de uma forma sutil, pois, dependendo da forma como são obtidas podem cair na ilegalidade e gerar problemas à vítima.
A melhor prova existente é a obtenção da declaração de um colega de trabalho, testemunha do acontecimento. Reforçamos: todos os associados contam com amparo dos nossos advogados de forma gratuita.
EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL (EPIs) 🦺
Um tema debatido em todas as nossas reuniões é o uso dos Equipamentos de Proteção Individual. Alguns Servidores relatam a falta dos EPIs em suas unidades ou o uso inadequado dos mesmos. O Sindicato vê com grande preocupação a situação, mas para obter respostas e cobrar de forma eficiente a Secretaria de Educação precisamos de apontamentos concretos, como o nome da Escola e datas onde não foram disponibilizados os materiais.
Existem relatos da falta da bota de limpeza, touca de uso dos profissionais na cozinha e irregularidade em utensílios, como as panelas de pressão. O uso incorreto pode acarretar problemas sérios aos trabalhadores e, por isso, se for identificado qualquer prática deste nível deve ser denunciada ao Sintrasp imediatamente.
CENTRAL DE DENÚNCIA DO SERVIDOR
A diretoria do Sintrasp criou em 2022 um canal de interação chamado CDS – Central de Denúncia do Servidor. Por meio de formulário fixado no site do Sindicato, o Servidor vítima de assédio, perseguição ou interessado em denunciar irregularidades no seu local de trabalho poderá utilizar a CDS.
IMPORTANTE: os dados colhidos, com nome, repartição e local do fato serão preservados no mais ABSOLUTO SIGILO pela nossa diretoria.
TRANSFERÊNCIAS COMPULSÓRIAS ❌
Somos totalmente contra a prática das transferências compulsórias dos Profissionais do Apoio da Educação. Nossos colegas organizam sua vida com base no local de trabalho e de forma abrupta precisam mudar sua rotina por determinação da gestão. Os Representantes fizeram várias denúncias de transferências compulsórias, principalmente em relação às Cozinheiras, que reclamaram de tratamento desrespeitoso e assédio por parte da chefia.
Também é uma queixa geral a falta de conhecimento sobre os relatórios negativos encaminhados por gestores, que acabam prejudicando a reputação dos Servidores. Infelizmente, tal situação tem prejudicado gravemente a saúde física e mental dos trabalhadores. Uma das nossas alternativas é mudar a situação através do Plano de Carreira para assegurar o fim desta prática vexatória.
PROGRESSÃO POR TÍTULOS 🔎
Os Representantes do Apoio solicitaram maior flexibilidade nos critérios para Progressão por Títulos durante a revisão do Plano de Carreira, pois todos estão envolvidos nas unidades escolares e participam do trabalho administrativo e pedagógico, além de contribuírem na formação dos alunos. Eles também reclamaram da falta de clareza em relação a esse item no Plano atual.
Nós pretendemos ampliar as possibilidades de ascensão na carreira, não apenas com cursos correlatos à função ocupada. Nossa reivindicação é que a Secretaria também aceite cursos da Educação em geral para aplicar a Progressão por Títulos.
Também falamos sobre os atrasos no pagamento do benefício. É uma situação vivenciada também pelos Professores e acompanhada de perto pelo Sintrasp. Temos de aguardar um posicionamento final por parte da Prefeitura.
PLANO DE CARREIRA (PC) 🎯
Nós temos cobrado incansavelmente a Secretaria da Educação e de Administração em relação à revisão do Plano de Carreira. O secretário Piteri se comprometeu receber o Sintrasp em reunião dedicada exclusivamente ao tema. Será nesta segunda quinzena de setembro.
Apesar de não ser uma assembleia, colocamos a questão em votação e a maioria absoluta aceitou aguardarmos a realização deste encontro antes de tomarmos outras medidas em protesto pela demora em termos um posicionamento sobre o Plano.
PROFESSORA MARTA BARRETO
“Gostaria de agradecer a todos os Servidores presentes na reunião. Sabemos da agenda de todos vocês, mas ainda assim dedicaram parte do seu tempo para lutarem por Justiça. Suas opiniões e sugestões foram essenciais para futuros avanços nas condições de trabalho e elaboração de reivindicações junto ao Executivo. Aguardamos o secretário Piteri honrar sua palavra e desta forma podermos resolver todos os pontos da forma mais amigável.”
PALESTRA 👩🏻⚕
No período da tarde, os Representantes passaram por uma formação ministrada pelo nosso Técnico em Saúde e Segurança do Trabalho Leonardo Luís Rolim. Ele palestrou sobre riscos de acidentes de trabalho e questões ligadas ao direito dos trabalhadores, em especial à sua saúde. Também houve espaço para abordar questões de segurança nas Escolas.
Um dos pontos delicados e mais vivenciado pelos profissionais nas unidades é o estresse. Leonardo deu dicas de como lidar com este mal inevitável no cotidiano.
O técnico apresentou orientações valiosas quanto aos equipamentos da Escola, que precisam ser muito bem cuidados e como os trabalhadores devem usar de EPI correto de acordo com a sua função.
CAFÉZINHO ☕
Em seguida, convidamos os presentes para um delicioso bolo (feito pela nossa Professora Marta Barreto) e refrigerantes. Na parte da manhã, tivemos salgadinhos, café, chá gelado e refrigerantes. Afinal de contas, é sempre bom ter um momento de descontração e socialização para sacramentarmos o sucesso do encontro! QUEM VENHAM OS PRÓXIMOS!
CONSELHO DA MULHER 👱🏻♀
Nossa diretora Sheila Thimóteo foi responsável por apresentar o trabalho desenvolvido no Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Osasco (CMDMO). Sheila e a dirigente Eliane Pereira nos representam no órgão na gestão 2023-2025. Sheila também aproveitou para fazer um convite a todos para participarem, toda a última segunda do mês, no Centro de Formação dos Professores, das reuniões do conselho sempre abertas ao público.
“É de suma importância os profissionais atuantes nas escolas terem acesso a estas informações, pois, muitas vezes, no contato diário com as crianças eles acabam identificando alguma situação na qual a mãe ou responsável é vítima de violência domiciliar. Todos podemos atuar fortemente e mudar este cenário”, pontua Sheila.
Canais gratuitos e sigilosos de denúncia em casos de violências doméstica ou familiar 📲
Centro de Referência da Mulher Vítima de Violência (CRMVV) Marcia Ribeiro
Rua Capistrano de Abreu, 274, Jaguaribe
Telefone: (11) 3681.3014
Defensoria Pública/Regional Osasco
Avenida dos Autonomistas, 3094, Centro
Delegacia de Defesa da Mulher (DDM)
Rua Itabuna, 93, Centro, Osasco
Disque 180 (24h por dia – sete dias da semana)
Guardiã Maria da Penha (GCM)
Disque 153 ou 0800.771.6511
Polícia Militar
190
PRESIDENTE JESSÉ
“O número elevado de Servidores Representantes presentes neste encontro demonstra a confiança do funcionalismo no trabalho desenvolvido pelo Sintrasp. Agradeço grandemente a todos. Certamente, reuniões como esta são o caminho mais seguro e eficiente para nos aproximarmos. A luta no setor público é permanente e, quando há organização, nossas chances para avançarmos são elevadas. Avante, Profissionais do Apoio da Educação.”
Gostei muito do q foi abordado