O Sintrasp participou no fim de tarde desta segunda, dia 3 de agosto, de um encontro com o prefeito Rogério Lins e Sérgio Di Nizo, secretário de Governo. A reunião, além da participação da equipe do Sindicato, representada pelo presidente Toninho do Caps João Carlos Ferreira, Jessé Moraes, e Leonardo Rolim, contou com a presença de um Servidor da Enfermagem. Adotamos a estratégia de chamar alguém da linha de frente, com um cotidiano ferroz nesta batalha contra à Covid-19 para falar junto conosco aos líderes do Governo. Tratamos de diversos temas de interesse da categoria, em especial da Saúde, tais como abertura de CAT (Comunicado de Acidente de Trabalho), adicional de insalubridade de 40% e a disponibilização dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).
Separamos abaixo os temas por tópicos para facilitar o entendimento. Vamos acompanhar!
ABERTURA DE CAT
Falamos sobre a necessidade de orientar as secretarias da necessidade de registrarem corretamente as ocorrências de casos de Covid-19 com a abertura de Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT). Para aqueles não familiarizados, trata-se de um documento emitido para reconhecer tanto um acidente de trabalho ou de trajeto bem como uma doença ocupacional. Tivemos o compromisso do secretário Di Nizo de providenciar a conscientização desta importância para todos os colegas nas demais secretarias.
INSALUBRIDADE – 40%
A principal reivindicação, com certeza é o pagamento imediato de 40% de insalubridade, ou seja, grau máximo. Não são todos os profissionais da linha de frente que recebem e, portanto, pelo menos enquanto perdura o estado de pandemia, pedimos este pagamento adicional. Existe o compromisso de realizar-se o estudo do impacto da ação, mas deixamos claro na reunião o fato de termos de ver essa questão o quanto antes. Ainda mais pela elevação dos custos de todos os profissionais.
EPIS
Colocamos “na mesa” para o prefeito Lins o fato de diversos locais estarem com racionamento de EPIs. Apesar das diversas ponderações do Governo de que está tudo certo, apresentamos argumentos para a não necessidade desta prática, afinal ele é a única “arma” de defesa dos profissionais da Saúde. Isso não pode passar despercebido pelo risco ao paciente e aos trabalhadores. Nos prometeram analisar os casos apresentados.
POSIÇÃO DO SINDICATO
Toninho comenta: “Nossa intuito é trazer argumentos com os próprios profissionais dando seus depoimentos. Hoje tivemos uma Servidora eleita pela Enfermagem para ter voz em nosso encontro. Agradeço aos Servidores pela participação ativa. E agradecemos também ao prefeito Lins e ao secretário Di Nizo por nos receberem. Como não fechamos todos os temas, uma nova reunião ocorrerá muito em breve. Assim que tivermos as novidades e desdobramentos desta reunião iremos comunicar a categoria”.
VEJA TODAS AS IMAGENS NO NOSSO FACEBOOK
https://www.facebook.com/media/set/?vanity=sintrasp&set=a.2669736156630088
E sobre o reajuste salarial que era pra ter ocorrido em 1 de maio?
Wilianpsilva@yahoo.com.br. queria saber como fica a reposiçao da inflaçao que o governo Lins se comprometeu com o sindicato