Ouça a matéria!
O Sintrasp realizou uma importante reunião com os Representantes da Saúde. Este encontro ocorreu no dia 27 de novembro, na sede da entidade, e foi o último do ano antes da troca de mandato em Osasco (Rogério Lins x Gerson Pessoa). O principal tópico debatido foi o Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) da Saúde – pois não tivemos alterações nesta pauta.
PROMESSAS NÃO CUMPRIDAS 📉
O exame periódico para todos os Servidores, por exemplo, também não se concretizou devido à dificuldade de contratar médicos do trabalho, em função dos baixos salários oferecidos. Apesar desses desafios, o convênio entre a Prefeitura e o IPMO (Instituto de Previdência do Município de Osasco) para atendimento dos trabalhadores no exame de perícia médica foi renovado por mais seis meses.
MUDANÇAS EM 2025 🔄
Uma das novidades apresentadas foi a implantação do ponto biométrico facial em toda a Prefeitura, com início de funcionamento previsto para fevereiro de 2025. Além disso, a UBS do Munhoz será transformada em um Pronto Atendimento (PA) 24 horas, funcionando junto com a UBS e oferecendo farmácia 24 horas.
Outro ponto abordado foi a necessidade de cursos específicos aos Profissionais da Enfermagem, especialmente para a realização de determinados curativos. Atualmente, a Secretaria de Saúde não oferece esses cursos, mas o Sindicato propõe que o Governo os disponibilize na “Escola do Servidor”, administrada pela Secretaria de Administração. Nos comprometemos a fazer gestão junto à Prefeitura para que esses cursos sejam oferecidos aos profissionais de Enfermagem.
“O Sintrasp destaca a importância de estar preparado para os desafios futuros. A reunião foi um passo importante para alinhar estratégias e garantir que as demandas dos Servidores sejam atendidas. Temos de nos preparar às lutas efetivas a fim de garantir avanços”, aponta o vice-presidente para Saúde Toninho do Caps.
QUESTÕES JURÍDICAS ⚖️
Foi abordada a questão da transformação de Auxiliar para Técnico de Enfermagem – considerada inconstitucional. Municípios estão sendo penalizados pela Justiça por implementarem leis prevendo essa transformação. A proposta do Sintrasp é a Administração criar um mecanismo para premiar os Auxiliares com o certificado de técnico, sem alterar suas atribuições e nomenclatura do cargo.
“Vamos aguardar a posse do novo prefeito e o desenrolar das ações para entender a política que será adotada em relação aos Servidores. Precisamos nos preparar às lutas efetivas e garantir conquistas aos colegas da Saúde,” afirma o presidente Jessé de Castro Moraes.