A diretoria do Sintrasp esteve reunida com representantes da Secretaria da Educação, dia 7 de março, para debater sobre a necessidade de revisão dos Planos de Carreira dos Profissionais do Apoio da Educação e do Magistério.
Após discutir a pauta apresentada, a Pasta da Educação firmou um compromisso de informar ao Sintrasp, ainda nesta semana, sobre as alterações já previstas no Plano de Carreira do Magistério (jornada de trabalho dos PDIs e PEB I de Emei; apuração mensal para pagamento do bônus; regulamentação referente à folga do TRE; e doação de sangue).
Já em relação ao Plano de Carreira dos Profissionais do Apoio da Educação, o Sintrasp já apresentou a Comissão de Servidores e pediu celeridade na composição do grupo de trabalho por parte do Governo, a fim de iniciar os debates a respeito do tema. O secretário solicitará a Administração urgência na questão.
Estiveram presentes pelo Sintrasp:
1) Jessé de Castro Moraes (Presidente);
2) Marta da Silva Barreto (Vice-presidente para Educação);
3) Sheila Aparecida Thimoteo (Diretora Secretaria da Mulher).
Representaram a Secretaria de Educação:
1) Secretário Adjunto – Prof. José Toste
2) Secretária Executiva de Gestão Pedagógica – Alessandra Bianca Cornaglia
3) Diretora de Formação e Inovação – Vera Lúcia Navas Hammoud
TEMA INCLUSÃO
Toda a rede está com mais de 800 alunos “de inclusão” (crianças com necessidade educacional especial em função de algum diagnóstico médico de deficiência física e/ou mental). Falta apoio e condições de trabalho para os profissionais melhor atendê-los. São inúmeras as situações de total desespero e desamparo.
São questões, inclusive, colocando em risco a integridade física dos alunos e dos adultos da escola, quando, por exemplo, um aluno com autismo não é devidamente acompanhado e medicado. É preciso maior investimento não só na criação de um cargo para contratação de profissionais de apoio aos Professores e aos alunos, mas também formação contínua para toda comunidade escolar (pais, alunos e profissionais da educação).
A Secretaria da Educação nos informou a respeito da criação de mil cargos de Auxiliar de Educação Básica com atribuições específicas de apoio aos Professores e alunos, que abrange também a questão da inclusão, e aguardam em breve a realização do concurso. Serão atribuídas aulas como Carga Suplementar aos Professores com formação em AEE, também no intuito de melhorar o atendimento aos alunos de inclusão em colaboração com o Professor titular de classe.
PROFESSORA MARTA BARRETO
O secretário-adjunto Prof. José Toste se comprometeu, em breve, dar um retorno dos itens apresentados. No próximo encontro esperamos ter uma posição concreta a respeito dos temas tratados. Vamos seguir ligados nas demandas apresentadas. Com muito trabalho, diálogo e inteligência avançaremos nas negociações.”
Alguma proposta de dissídio para educação?