Nosso presidente Jessé de Castro de Moraes, o secretário-geral João Ferreira e uma Comissão de Agentes de Trânsito (Francisco, Luiz, Rafael e Paulo) estiveram reunidos, no início da semana, com o secretário de Transportes e Mobilidade Urbana – SETRAN, Lau Alencar, e o adjunto Claudenes Begnini. O encontro tratou das demandas específicas do segmento, a fim de corrigir injustiças e contemplar, efetivamente, os companheiros Agentes.
Logo no início, o presidente Jessé reafirmou seu posicionamento na defesa do diálogo. Disse estar conversando com todas as Secretarias e reiterou o compromisso da entidade sindical com o bem-comum. Ratificou a necessidade da cooperação da SETRAN, inclusive o apoio do secretário Lau, para juntos avançarmos em questões emergenciais dos Agentes de Trânsito.
Após a abertura, apresentamos a pauta de reivindicações dos Servidores do Trânsito. CONFIRA ITEM A ITEM:
- AUMENTO DO ADICIONAL DE RISCO DE VIDA – 70% PARA 100% – O secretário se mostrou solidário à reivindicação e disse ser justo o aumento, tendo em vista o trabalho ser perigoso e em potencial risco. O Sintrasp também é favorável ao aumento do risco de vida. NADA MAIS JUSTO!
- VALE-REFEIÇÃO PARA OS AGENTES – Muitos agentes não conseguem utilizar o restaurante para almoçar em razão do trabalho ser nas ruas e as demandas serem excessivas. Além disso, muitos Agentes atuam em regime 12 por 36 horas, tanto no período noturno como diurno, dificultando assim o uso do Restaurante do Servidor. O Sindicato apoia esta justa reivindicação para os Agentes e aos Servidores do SAMU, GCM, entre outros que prestam serviços essenciais dentro da Prefeitura;
- CRIAÇÃO DO ABONO DE ATIVIDADE COMPLEMENTAR (ATC) – A criação do abono conta com o apoio do secretário. Lau comprometeu-se a trabalhar e empenhar-se para garantir a aprovação deste anseio;
- REFERÊNCIA 16 PARA OS AGENTES DE TRÂNSITO DENTRO DA TABELA 7 – Os Agentes precisam aumentar sua referência, pois está muito abaixo em relação ao Piso da região; proposta tem o total apoio do Sindicato;
- PLANO DE CARREIRA PARA OS AGENTES DE TRÂNSITO – Proposta tem amplo respaldo do Sintrasp, e o secretário apoia; porém existem limitações por conta do orçamento segundo o secretário. A proposta tem como prosperar e sem dúvida vamos avançar por meio do diálogo nas próximas negociações.
MELHORIAS PARA OS AGENTES
Quase no final da reunião, o secretário Lau informou que está estudando uma proposta de PCCS para os Agentes de Trânsito. Afirmou entregar até o encerramento do mês novas viaturas e uniformes para os Agentes. Disse ainda viver um bom momento de diálogo com o segmento e pretende, na primeira quinzena de março, apresentar a proposta do Plano de Carreira para os profissionais. O Sintrasp se colocou à disposição para colaborar nos estudos e elaboração.
PRESIDENTE JESSÉ
No final de janeiro, recebemos os Agentes na sede do Sintrasp. Cada proposta foi visualizada com muito apreço e nos comprometemos, junto à uma Comissão de Agentes, levar as reivindicações ao secretário Lau. O diálogo constrói e, em breve, vamos ter importantes avanços. Vamos em frente.”
SECRETÁRIO-GERAL JOÃO
Segundo o secretário-geral João, o Sintrasp cumpre o seu papel. “Tratamos sempre com seriedade todas as propostas recebidas pelos Servidores. Quando o trabalhador quer dialogar com a sua entidade sindical, as ações se fortalecem e as chances de avanços são maiores. Os Agentes de Trânsito estão de parabéns”, afirma nossa liderança.