A equipe de Prevenção à Saúde do Núcleo de Controle de Zoonoses (NCZ) continua seu brilhante trabalho em Osasco. Na última semana, estiveram no Centro para realizar uma varredura nos bueiros e bocas de lobo. Foram identificados escorpiões na região e a ação, nesse caso, precisa ser rápida. Nos últimos dias, medidas como essa foram realizadas nos bairros do Quitaúna, Jardim Roberto, Jardim Paulista, City Bussocaba e Km 18.
O time em campo da Zoonoses é composto por:
✅ Agentes de Controle de Endemias;
✅ Motoristas;
✅ Veterinários.
A equipe também faz a busca ativa noturna, pois de acordo com o veterinário Homero Leite Martins, os hábitos noturnos dos escorpiões favorecem a captura à noite e, com essa ação, procura-se diminuir a infestação. Só este ano foram capturados mais de 450.
Esse trabalho é fundamental, tanto no monitoramento em áreas públicas e privadas quanto para o fornecimento de orientações e prevenção de acidentes”, reforçou o diretor do Núcleo de Controle de Zoonoses, Enoque Luz.
Em caso de aparecimento de animais peçonhentos em sua residência ou bairro, ligue para a Central 156 ou 3651.7080. O canal funciona 24 horas.
➡️ PRECAUÇÃO ?
Os escorpiões atacam sempre ao se sentirem ameaçados. Através do aguilhão localizado na ponta de sua cauda, picam a pessoa, introduzindo substâncias tóxicas no organismo do ser humano, que, se não tratado a tempo, pode levar à óbito.
Por isso, se alguém sofrer picada, precisa ser levada para um hospital imediatamente, e iniciar tratamento o quanto antes. Não esprema o local da picada, não passe borra de café ou faça torniquete. É recomendado apenas compressas no local.
Fotos: Zoonoses/PMO
Comentários 2