Com o anúncio do governador João Dória (PSDB) na última segunda, dia 30 de novembro, Osasco volta à fase amarela de retomada responsável por conta da pandemia do novo Coronavírus. Apesar do anúncio, a cidade está fora da lista de 62 cidades com alto índice de aumento na contaminação da doença.
CONTRADIÇÃO
A atualização da reclassificação foi divulgada menos de 24 horas após as eleições municipais e só foi permitida por conta de novas alterações feitas nas regras do plano. Se tivessem sido mantidos parâmetros anteriores, a Grande São Paulo, que incluiu a capital, teria piora suficiente para migrar para a fase laranja, ainda mais restritiva.
No dia 13 de novembro, Doria gravou um vídeo dizendo que o endurecimento das medidas de combate à pandemia após as eleições eram fake news. “Meu repúdio a mais uma fake news. Não vamos fechar o comércio ou endurecer as medidas de combate à pandemia após as eleições. Mais um absurdo que estão inventando”, disse em sua conta no Twitter.
OSASCO
Como não montamos leitos em estruturas provisórias, em centros de eventos ou estádios de futebol, temos condições de reativarmos os novo leitos criados rapidamente, mas pra que isso não aconteça é fundamental que todos redobrem os cuidados, utilizando máscara, lavando as mãos e evitando aglomerações. Em Osasco não teremos fechamento de atividades comerciais, e para permanecermos assim, Osasco precisa de você”, disse o prefeito Rogério Lins.
VEJA COMO FICA A SITUAÇÃO DOS COMÉRCIOS NA CIDADE