A direção do Sintrasp realizou mais uma capacitação sobre Atendimento Pré-Hospitalar. Estivemos nesta segunda, dia 1º de agosto, na Creche Ézio Melli, localizada no Jardim Bonança. A fim de reforçar esse importante conhecimento e recapitular pontos primordiais sobre o tema, Leonardo Luís Rolim, técnico de Saúde e Segurança no Trabalho do Sindicato, palestrou aos Servidores. Toninho do Caps, nosso vice-presidente para Saúde, também pontuou ações de apoio obtidas pelos trabalhadores através da entidade sindical.
➡️ PALESTRA NA PRÁTICA
O Atendimento Pré-Hospitalar, como o nome indica, são as primeiras intervenções feitas após uma pessoa sofrer mal súbito ou algum acidente até o socorro especializado chegar. Focamos em pontos nos quais fosse possível explicar na prática a atuação correta dos Servidores. Demos exemplos em casos de:
🏥 convulsão;
👨🏼🦳 engasgo;
🐍 animais peçonhentos;
🏥 PCR – Parada Cardiorrespiratória;
🔥 queimaduras.
➡️ OMISSÃO DE SOCORRO
Um dos pontos principais em debate foi a necessidade e obrigação de ajudar o próximo em uma situação de risco de morte. A omissão de socorro é considerada crime em nosso País. Segundo o Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940, deixar de prestar assistência a uma pessoa em risco pode resultar em detenção ou multa.
“Art. 135 – Deixar de prestar assistência, quando possível fazê-lo sem risco pessoal, à criança abandonada ou extraviada, ou à pessoa inválida ou ferida, ao desamparo ou em grave e iminente perigo; ou não pedir, nesses casos, o socorro da autoridade pública:
Pena – detenção, de um a seis meses, ou multa.
Parágrafo único – A pena é aumentada de metade, se da omissão resulta lesão corporal de natureza grave, e triplicada, se resulta a morte.”
➡️ RECONHECIMENTO
A capacitação tem a duração de duas horas e todos os participantes vão receber certificados produzidos pelo Sintrasp. Em até 10 dias corridos, os diretores retornarão às unidades para a entrega da certificação.
🗣️ TONINHO DO CAPS
“Esperamos ter conseguido criar em cada um dos companheiros o desejo de estar preparado em uma situação emergencial. nunca se sabe o dia de amanhã e esse tipo de conhecimento é fundamental e pode salvar vidas. O funcionalismo de Osasco está engajado conosco em manter este aprendizado fresco na memória e deste modo fazer a diferença no exercício de suas atividades diárias”, comenta Toninho.
📲 COMO TER A CAPACITAÇÃO EM SUA UNIDADE
As capacitações do Sintrasp são totalmente gratuitas. Interessados em nos receber no posto de trabalho, por favor, falem com o nosso secretário-geral, João Carlos Ferreira pelo telefone 2284.3500 ou através do WhatsApp da entidade – 989.138.062. Vamos conversar com a sua chefia direta e agendar o melhor dia para o coletivo dos Servidores.
➕ LEIA TAMBÉM
Sintrasp capacita mais de 300 pessoas de cinco próprios públicos (período manhã e tarde)
Nosso Sindicato iniciou um projeto inovador com foco na qualificação intelectual do Servidor e na defesa da vida dos milhares de trabalhadores do funcionalismo municipal de Osasco. Desde 14 de junho, estamos oferecendo as capacitações NR-32 (Norma Regulamentadora) no Serviço Público e Atendimento Pré-Hospitalar… confira na íntegra