Ouça a matéria!
O Sintrasp lamenta o falecimento da vereadora Ana Paula Rossi no último domingo, dia 8 de setembro. Ana Paula estava internada no Hospital do Rim, desde julho de 2024, e lutava contra um câncer tipo linfoma não Hodgkin. Lamentamos profundamente esta perda da família Rossi e de nossa cidade. Uma mulher que marcou Osasco e deixará um grande legado de representatividade das mulheres e combate à violência. Descanse em paz!
O velório da vereadora será realizado nesta segunda, 9 de setembro, das 8 às 16 horas, no Teatro Municipal de Osasco. O enterro será às 17 horas no Cemitério do Bela Vista (rua Diogo Benitez, 400 – Vila Osasco, Osasco).
CONHEÇA A HISTÓRIA DA VEREADORA
Ana Paula Rossi, primeira dos três filhos do casal Ana Maria e Francisco Rossi, nasceu no dia 09 de março de 1969, foi casada e mãe de três filhos. Estava em seu terceiro mandato como vereadora. Ocupou o cargo de Secretária Municipal de Assistência e Promoção Social, nos anos de 2003, 2005 e 2006, e Secretária Municipal de Educação, em 2017.
Conquistou o seu primeiro mandato como vereadora em 2008, sendo a terceira mais votada. Em 2012, foi candidata a vice-prefeita, ao lado do ex-prefeito Celso Giglio e, em 2016, foi reeleita vereadora, sendo a segunda mais votada da cidade. Retornou à Câmara dos vereadores em 2018 e, desde então, atua também como Procuradora Especial da Mulher.
Em 2020, foi reeleita vereadora em seu terceiro mandato, sendo a mulher mais votada. Foi a primeira mulher líder de governo na Câmara de Osasco, função que exerceu entre 02/01/2021 e 09/11/2023; atuou como a presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esportes e como relatora de importantes comissões, como a de Constituição e Justiça; da Criança, do Adolescente, da Juventude e da Mulher; e de Políticas Afirmativas de Raça e Gênero.
Foi vice-presidente da Frente Parlamentar Nossa História e se destacou como autora de uma Indicação que instituiu, em Osasco, o Programa de Atenção, Proteção e Defesa da Mulher Vítima de Violência e o Projeto Guardiã Maria da Penha.
Ana Paula Rossi deixa um legado de luta e trabalhos desenvolvidos na cidade de Osasco.