Ouça o editorial!
Mudança tem sido a ideia mais propagada nos últimos tempos, seja na atual conjuntura e em várias vertentes. Quero abordar neste momento um dos conceitos que vejo como essencial: a mudança de comportamento. Faço aqui das minhas palavras a do Professor Mário Sérgio Cortella, quando fala do otimista: “O otimista faz do problema e do desafio um degrau para que possa crescer. Traz consigo as palavras posso, consigo, farei. Faz do trabalho um motivo de alegria, põe a mão na massa, é incansável”.
❌ NÃO AO PESSIMISMO
O comportamento pessimista é representado pelo acomodado, o preguiçoso, o desleixado, o que não quer trabalhar e coloca desculpas para se justificar. Vive lamentando, coloca defeito em tudo e nada funciona. Faz do problema ou desafio sua muleta para desculpas e leva consigo as expressões: impossível; não dará certo; não funciona; não dá para fazer; não há tempo. Faz do trabalho uma tristeza, não põe a mão na massa e fica esperando cair do céu.
Tenho visto muita gente crescer e alcançar o sucesso sempre após muito trabalho e disposição. Não se trata de coragem, capacidade mental ou de conhecimento. Trata-se de atitude. Atitude positiva ou negativa, pensar bem ou pensar mal. Nenhum obstáculo é intransponível para quem sabe o que quer, aonde quer chegar e se dispõe a fazer por onde. Se queremos uma vida melhor para nós e para todos, é preciso mudar. A mudança começa primeiro em nós. Mudar para melhor, sempre.
Cortella também fez uma valiosa reflexão na edição 3 do seu livro “Pensar bem nos faz bem!”, quando refletiu sobre SACUDIR AS CERTEZAS:
“Estou usando a expressão sacudir porque um dos ditados árabes que eu mais aprecio é aquele que diz: ‘homens são como tapetes, às vezes precisam ser sacudidos”.
A ideia do Professor foi mostrar que quando somos sacudidos pensamos melhor, e pensando melhor, sem dúvida alguma vamos melhorar. É tempo do conhecimento. É tempo de renovarmos os pensamentos.
VAMOS EM FRENTE, COMPANHEIROS(AS)! 💪
Jessé de Castro Moraes
É presidente do Sintrasp (Sindicato dos Trabalhadores em Serviços Públicos Municipais de Osasco e Cotia) e diretor nacional da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB).
➡️ LEIA O EDITORIAL ANTERIOR
Eleições 2022 | Devemos estar preparados para definir o futuro do Brasil nas urnas