Ouça a matéria!
Durante a nossa reunião de Professores Representantes, dia 17 de novembro, o secretário Cláudio Piteri antecipou uma informação muito aguardada pelos profissionais da Educação de Osasco. Piteri disse não existir “sobra” dos recursos do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) de 2022. Logo, não haverá rateio a ser distribuído entre os profissionais.
Os recursos empreendidos no ano de 2022 foram utilizados em dois momentos cruciais:
💰 Revisão salarial realizada em janeiro
Foi quando o prefeito Rogério Lins adequou a hora-aula do Professor de Osasco ao Piso Nacional do Magistério. Também igualou o valor o valor da hora-aula dos PDIs e dos PEBs I para R$ 20.
💸 Em abril, os Professores receberam novo reajuste de 11%
Este reajuste também é custeado com recursos do Fundeb. Foi uma conquista do Sindicato na Campanha Salarial em relação ao aumento linear. Ou seja, a verba do Fundeb passa por esses dois momentos de reajuste, tanto do mês de janeiro como do mês de abril.
A oficialização do tema deve ocorrer nos primeiros meses de 2023. Seguiremos acompanhando todos os desdobramentos. Importante frisar: o Conselho de Acompanhamento e Controle Social (CACS) está atento a tudo e é nossa ponte de informações sobre a situação.