Ouça a matéria!
Em reunião realizada no último dia 30 de janeiro, no Departamento de Administração de Recursos Humanos (DARH), o Sintrasp debateu prioridades urgentes relacionadas à integridade física e à saúde dos Servidores. O encontro contou com a presença de Marcelo Augusto Scalabrini, diretor do Departamento de Gestão de Pessoas e Renan Araújo Silva, gerente do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT).
Na oportunidade, abordamos desde a questão da insalubridade e a aquisição de equipamentos de proteção individual (EPIs) até o andamento dos exames periódicos e a situação dos readaptados. A pauta também incluiu a avaliação do protocolo de segurança e o fortalecimento da atuação das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (CIPAs), com foco na construção de um ambiente laboral mais protegido e respeitoso.
REFORÇO TÉCNICO
Um dos pontos altos do diálogo foi o anúncio da chegada de cinco técnicos e três engenheiros de segurança do trabalho ao quadro municipal. A ampliação da equipe especializada deve trazer uma nova dinâmica nas políticas de prevenção, com maior agilidade na análise de ambientes, na elaboração de normas e na fiscalização do cumprimento das regras. Durante o debate, destacou-se ainda a participação ativa do Técnico de Enfermagem José Carlos – cipeiro eleito recentemente -, reforçando a importância da representação direta dos trabalhadores nas instâncias deliberativas.
“A reunião foi extremamente produtiva. Levantamos diversas situações que ocorrem nos órgãos da Prefeitura e que exigem uma atuação mais efetiva da CIPA para fiscalização”, afirmou. “Citei, por exemplo, a questão dos 40% de insalubridade para profissionais que atuam em contato com agentes biológicos, como em Prontos-Socorros e Policlínicas, onde há exposição a doenças infectocontagiosas. Foi esclarecido que, para ter direito ao adicional, o Servidor precisa atuar em área de isolamento com lotação fixa – condição que não existe no pronto-socorro. Isso mostra a falta de esclarecimento que muitos colegas têm sobre seus direitos”, completou José Carlos, evidenciando a necessidade de transparência e diálogo constante.
IMPORTANTE AVANÇO
Ao final do encontro, Jessé de Castro Moraes, presidente do Sintrasp, ressaltou a importância da interlocução constante com as autoridades responsáveis:
“A segurança e a saúde dos Servidores são pilares fundamentais para uma gestão pública eficiente e humanizada. Cada avanço nessas frentes reflete-se diretamente na qualidade dos serviços prestados à população. Acompanharemos a implementação das medidas acordadas.”, afirmou.







