Após anos de mobilização, diálogo e insistência, a minuta do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) dos Agentes de Trânsito de Osasco foi finalmente encaminhada pelo Governo à Câmara Municipal no início de julho. O envio representa um marco para a categoria e consolida uma das mais importantes lutas conduzidas pelo Sintrasp nos últimos anos.
O Plano foi construído de forma responsável, democrática e transparente. Em nenhum momento o Sindicato permitiu que etapas fossem atropeladas. Ao contrário: cada proposta foi debatida, analisada e aperfeiçoada ao lado dos Agentes de Trânsito, garantindo que o texto final atendesse às principais demandas da categoria.
Um momento decisivo desse processo ocorreu em março deste ano. Nos dias 3 e 5 de março de 2026, os Agentes de Trânsito se reuniram para avaliar a versão final da minuta construída durante as negociações entre a Comissão de Agentes, o Sintrasp, o Governo Municipal e o Demutran. Ao término das reuniões, a categoria aprovou o texto, reconhecendo que aquele era o resultado de uma construção coletiva e de uma luta que já se estendia por muitos anos.
Na sequência, o Sintrasp publicou uma matéria (clique aqui e reveja) cobrando do Governo o envio imediato do projeto ao Legislativo, reforçando que a categoria já havia cumprido sua parte e aguardava apenas a formalização da proposta para que os vereadores pudessem iniciar a discussão e votação.
Agora, com o projeto protocolado na Câmara Municipal, inicia-se uma nova etapa da luta. O Sindicato seguirá acompanhando toda a tramitação, dialogando com os vereadores e mobilizando a categoria para que o Plano seja aprovado, preservando integralmente os avanços conquistados durante as negociações.
📢 Jessé de Castro Moraes, presidente do SINTRASP:
“O envio deste projeto à Câmara representa uma conquista construída com muito diálogo, responsabilidade e perseverança. Nada foi concedido de forma espontânea. Cada avanço é resultado da união dos Agentes de Trânsito, do trabalho da Comissão e da atuação firme do Sintrasp nas mesas de negociação. Agora iniciamos uma nova etapa e estaremos presentes durante toda a tramitação para defender o texto construído pela categoria. Nosso compromisso é garantir que esse Plano seja aprovado respeitando tudo aquilo que foi negociado.”
O presidente Jessé destaque que ao finalizar a aprovação do Plano de Cargos dos Agentes, vamos dar ainda mais prioridade aos outros planos reivindicados por outros segmentos!
🗣️ João Carlos Ferreira, secretário-geral do SINTRASP:
“Esse é um momento histórico para os Agentes de Trânsito. O Plano não foi elaborado dentro de um gabinete; ele nasceu da participação direta dos trabalhadores, que discutiram, apresentaram sugestões e aprovaram a minuta em assembleias e reuniões conduzidas pelo Sindicato. Essa construção coletiva dá legitimidade ao projeto e fortalece nossa expectativa de aprovação. O Sintrasp continuará mobilizado até que o PCCS seja definitivamente transformado em lei.”
REELEMBRE TODAS AS ETAPAS DA LUTA
📌 25 de janeiro de 2022
Agentes de Trânsito | Presidente Jessé se reúne com a Comissão e debate reivindicações do setor
📌 11 de julho de 2022
Sintrasp recebe do secretário Lau minuta do Plano de Cargos dos Agentes de Trânsito
📌 28 de julho de 2022
📌 2 de agosto de 2022
Sintrasp e Comissão dos Agentes de Trânsito apresentam propostas de melhorias no PCCS
📌 13 de outubro de 2022
📌 27 de outubro de 2022
Sintrasp e Comissão de Agentes de Trânsito apresentam andamento do Plano de Carreira
📌 8 de dezembro de 2022
📌 15 de maio de 2023
📌 22 de junho de 2023
Agentes de Trânsito | Cobramos celeridade do prefeito Lins na implantação do Plano de Carreira
📌 5 de outubro de 2023
Plano de Carreira | Sintrasp e Comissão avançam nos debates da progressão funcional dos Agentes
📌 10 de setembro de 2025
Sintrasp cobra agilidade na implementação do Plano de Carreira para os Agentes de Trânsito de Osasco
📌 5 de março de 2026








