Ouça a matéria!
Na luta permanente por valorização e dignidade para os Profissionais do Apoio da Educação, diretores do Sintrasp estiveram reunidos, dia 1º de março, com representantes da Secretaria da Educação. Na ocasião, realizamos um diálogo lúcido e construtivo com o secretário Cláudio Piteri e a Professora Alessandra Bianca Cornaglia, secretária Executiva de Gestão Pedagógica.
Pelo Sindicato marcaram presença: Jessé de Castro Moraes – Presidente do Sintrasp; Professora Marta Barreto – Vice-presidente para a Educação do Sintrasp; e Professora Sheila Aparecida Timótheo – Diretora da Secretaria da Mulher. CONFIRA ABAIXO TODOS OS ASSUNTOS DEBATIDOS:
1) PLANO DE CARREIRA DOS PROFISSIONAIS DO APOIO DA EDUCAÇÃO
A diretoria do Sintrasp falou a respeito da necessidade urgente de realizar a revisão do Plano de Carreira dos Profissionais do Apoio da Educação. Na ocasião, foi firmado o compromisso de iniciar o trabalho rapidamente, através da Comissão já formada exclusivamente para essa finalidade.
2) REUNIÃO DE REPRESENTANTES DOS PROFISSIONAIS DO APOIO DA EDUCAÇÃO
Enquanto não temos a garantia no Plano de Carreira dos Profissionais do Apoio da Educação o direito de participar de reuniões bimestrais no Sindicato, a tão esperada reunião dos representantes, o secretário da Educação concordou em realizar o encontro com o direito de ter um representante por escola presente. O Sintrasp já encaminhou e-mail às escolas e solicitou os nomes dos Servidores eleitos para representar o grupo. O prazo para envio será até o dia 8 de março de 2023. Grande avanço para o coletivo!
3) EVOLUÇÃO FUNCIONAL (PROGRESSÃO POR TÍTULOS E AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO)
Ao reclamarmos sobre as inúmeras ocorrências fatídicas em relação à Evolução Funcional, a informação passada foi de que a Secretaria da Educação executa todos os encaminhamentos, inclusive, estão chamando os Profissionais do Apoio e Professores para dar ciência, no caso de Avaliação de Desempenho Negativa (Professor) e Títulos indeferidos (Professor e Apoio). A morosidade na análise dos documentos e pagamentos das referidas evoluções são de competência da Secretaria de Administração.
O Sintrasp tem cobrado incansavelmente todas as Secretarias envolvidas no tema. Espera-se que o descaso e a falta de atenção ao cumprimento dos direitos assegurados nos Planos de Carreira dos Profissionais da Educação (Professor e Apoio) sejam resolvidos com maior agilidade, pois é revoltante a situação. EXIGIMOS SOLUÇÃO, JÁ!
4) TRANSFERÊNCIAS COMPULSÓRIAS
Mais uma vez, o Sintrasp reclama ao secretário da Educação as diversas situações de assédio e constrangimento sofridos pelos Servidores do Apoio nas unidades escolares. Pedimos maior atenção em relação às transferências compulsórias das Cozinheiras, pois elas são constantemente vítimas de relatórios abusivos de alguns gestores que, infelizmente, não gerenciam devidamente os conflitos. O secretário se comprometeu verificar as ocorrências e tentar ajudar no que for possível e necessário, dentro da justeza.
5) REUNIÃO DOS PROFISSIONAIS DO APOIO DA EDUCAÇÃO COM O SECRETÁRIO DA EDUCAÇÃO
A pedido da diretoria do Sintrasp, o secretário da Educação participará da primeira reunião de Representantes dos Profissionais do Apoio da Educação deste ano (prevista para ocorrer neste mês) e levará sua equipe com o objetivo de esclarecer as mais diversas dúvidas ocorridas no dia a dia do trabalho desse segmento, tão valioso e essencial para a Educação do nosso município. Participem: será um momento muito importante para todos nós.
VICE-PRESIDENTE MARTA BARRETO 🗣
“Somos porta vozes dos Servidores e temos exercido essa missão com muito comprometimento. Em cada reunião com o secretário Piteri e a sua equipe levamos os legítimos anseios do segmento. O diálogo constrói, e por isso prezamos e praticamos essa máxima da democracia. Seguimos em frente.”
PRESIDENTE JESSÉ DE CASTRO MORAES 📢
“A complexidade dos assuntos relacionados aos Profissionais do Apoio da Educação aumenta a responsabilidade da diretoria desta entidade em dominar os temas, apontar os problemas e, inclusive, encontrar soluções satisfatória para o coletivo. Avançamos em muitas questões, mas o trabalho não para e a zona de conforto sempre será nossa inimiga. Avante, companheiros(as): estamos no caminho correto, nos caminhos das conquistas e correções de injustiças.”