Na luta pela valorização e reconhecimento dos Técnicos e Auxiliares de Enfermagem, o Sintrasp realizou uma reunião muito produtiva na última sexta (11) com estes profissionais. Nossa entidade cumpre seu papel, colhe as reivindicações dos Servidores, inclusive, tem a sensibilidade para entender as dificuldades enfrentadas durante uma avassaladora pandemia e defende, veementemente, a unidade para a construção de um caminho seguro nas ações permanentes por valorização e salários dignos.
TONINHO DO CAPS – VICE-PRESIDENTE DA SAÚDE
Destacamos o empenho dos companheiros e companheiras presentes na reunião, pois deixaram seus lares para exigir reconhecimento. Percebemos a confiança e a vontade de cada Servidor. O anseio é um só: CHEGA DE INJUSTIÇA. Só a unidade entre entidade sindical e trabalhadores trará ganhos concretos. Estamos no caminho certo.”
MESA DE NEGOCIAÇÃO
Apresentamos aos Servidores a situação atual: as reivindicações da Saúde (assim como todos os demais setores) são tratadas na Mesa Permanente de Negociação (MPN), conforme Decreto Municipal n° 10.664/2012. Porém, existem temas que não podem aguardar a cada mês serem apresentados aos secretários. Por essa urgência, criamos um canal direto dos trabalhadores conosco, a fim de evitar atrasos em diversas situações.
TABELA 7
Muito foi questionado em relação ao reajuste salarial dos Técnicos e Auxiliares. Os trabalhadores reivindicam o repasse das perdas inflacionárias e ganho real, pois o salário de Osasco é um dos menores de todo Estado de São Paulo. Porém, existe uma trava muito forte nessa situação: chama-se “Tabela 7”. Explicando resumidamente, trata-se de um grupo de Servidores com as menores referências salariais dentro da Prefeitura. Muitos, inclusive, possuem ganhos inferiores ao salário mínimo, complementados por abonos.
Dentro dessa “lógica”, existem as mais variadas faixas de salário – por isso é tão complicado conseguir ajustá-la. O tema está em tratativa com a Prefeitura desde 2019 e temos a promessa de conseguir uma solução definitiva nos próximos dias. Se a tabela não for ajustada não conseguiremos “aumentar” os salários dos Técnicos e Auxiliares e continuaremos no mesmo dilema atual. Por isso, essa demanda é tão urgente e consideramos a nossa maior prioridade. Cobramos diariamente os envolvidos!
PASSEATA/MANIFESTOS
Nos próximos dias, será formada uma Comissão entre os profissionais para deliberação das próximas ações junto ao Sindicato. Algo já é certo: será realizada uma passeata a fim de conscientizar a população e o Governo da importância de valorizar os trabalhadores da Saúde. Queremos chamar atenção ao atual descaso com os vencimentos dos companheiros.
O Sintrasp vai preparar materiais de divulgação e apoio ao movimento. Quando forem definidos dia, horário e local, nós divulgaremos amplamente através dos nossos canais oficiais (site e redes sociais).
PRÓXIMA REUNIÃO
Nosso intuito é tornar essas reuniões mensais e sempre deliberar a respeito das demandas apresentadas pelos companheiros. Logo após a realização da MPN, vamos convocar a Comissão eleita e apresentar as definições. A partir daí definiremos um calendário de novas ações.
LEI COMPLEMENTAR Nº 191, DE 8 DE MARÇO DE 2022
O Sindicato protocolou ofício para solicitar o cumprimento da Lei Federal nº 191/22. A decisão permite aos Servidores da Saúde e Segurança pública contarem com o período de maio de 2020 a dezembro de 2021, para aquisição de direitos como anuênios, triênios, quinquênios e licenças-prêmio. A medida entende a Lei Complementar Federal nº 173/2020 (congelamento de direitos) como injusta em relação aos companheiros destes setores, pois estiveram na linha de frente do combate à pandemia desde o início da crise sanitária, em 2020.
Agora, esperamos uma resposta da Administração quanto aos próximos passos da aplicação da lei no município. Informaremos a todos logo quando tivermos uma resposta concreta.
PRESIDENTE JESSÉ
A Saúde está muito bem representada pelos seus diretores específicos do Sintrasp. Entretanto, existe um engajamento de toda a diretoria, que também defende os profissionais da Saúde de Osasco, e a participação ativa da Comissão de Técnicos e Auxiliares. Na pandemia, muitos trabalharam mais de 24 horas por dia, não via seus entes queridos e sofreram graves pressões. É HORA DE JUSTIÇA.”
Uma vergonha esse salário cadê o aumento sr prefeito ou melhor não precisamos de aplausos e sim mérito em ter enfrentado uma pandemia e muitos colegas adoeceram e outros faleceram merecemos respeito e não 7 / aumento .
Não está dando mais pra aguentar, aumento tem todos os dias nos diversos segmentos o supermercado, imposto, combustível, etc quem paga aluguel como eu, tem que fazer algum tipo de bico. Com o atual salário estamos sobrevivendo e não vivendo.