A direção do Sintrasp realizou mais um ciclo da capacitação sobre Atendimento Pré-Hospitalar (APH). Dia 29 de agosto estivemos na Creche Hilda Alves dos Santos Marim, localizada no Bela Vista, e na EMEI Prof. Antônio Paulino, no Jardim Bandeiras. Toninho do Caps, vice-presidente para Saúde do Sintrasp e Leonardo Luís Rolim, técnico de Saúde e Segurança no Trabalho, palestraram aos Servidores participantes.
Desde março de 2019, todas as Escolas do Brasil têm de ter colaboradores capacitados em APH no Ensino Básico e Recreação Infantil. Por isso a iniciativa do Sintrasp é tão bem recepcionada nas unidades e aguardada por aquelas que ainda não tiveram a oportunidade de nos receberem.
PALESTRA NA PRÁTICA
O Atendimento Pré-Hospitalar, como o nome indica, são as primeiras intervenções feitas após uma pessoa sofrer mal súbito ou algum acidente até o socorro especializado chegar. Focamos em pontos nos quais fosse possível explicar como deve ser a atuação das Servidoras. Demos exemplos em casos de:
convulsão;
engasgo;
animais peçonhentos;
PCR – Parada Cardiorrespiratória;
queimaduras.
OMISSÃO DE SOCORRO
Um dos pontos principais em debate foi a necessidade e obrigação de ajudar o próximo em uma situação de risco de morte. A omissão de socorro é considerada crime em nosso País. Segundo o Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940, deixar de prestar assistência a uma pessoa em risco pode resultar em detenção ou multa.
Art. 135 – Deixar de prestar assistência, quando possível fazê-lo sem risco pessoal, à criança abandonada ou extraviada, ou à pessoa inválida ou ferida, ao desamparo ou em grave e iminente perigo; ou não pedir, nesses casos, o socorro da autoridade pública:
Pena – detenção, de um a seis meses, ou multa.
Parágrafo único – A pena é aumentada de metade, se da omissão resulta lesão corporal de natureza grave, e triplicada, se resulta a morte.”
RECONHECIMENTO
A capacitação tem a duração de duas horas e todos os participantes vão receber certificados produzidos pelo Sintrasp. Em até 10 dias corridos, os diretores retornarão à unidade a fim de entregar a certificação.
TONINHO DO CAPS
“Tivemos mais um dia de sala cheia e Servidores realmente interessados no aprendizado. Como sempre destaco, essa abordagem inicial pode fazer a diferença no salvamento da vida de uma pessoa. São conceitos básicos que se fossem aprendidos por todos certamente teríamos menos vítimas fatais em acidentes”, afirma Antônio Rodrigues dos Santos (Toninho do Caps), vice-presidente para Saúde do Sintrasp.
PRESIDENTE JESSÉ DE CASTRO MORAES
“As capacitações do Sintrasp são gratuitas e no caso da Educação integram o HTPC (Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo). Interessados em nos receber no posto de trabalho, por favor, falem com o nosso secretário-geral, João Carlos Ferreira pelo telefone 2284.3500 ou através do WhatsApp da entidade – 989.138.062. Vamos conversar com a sua chefia direta e agendar o melhor dia.”