A direção do Sintrasp novamente pontua uma triste situação vivenciada pelos profissionais da Educação. O desrespeito, em especial com os Professores da Fundação Instituto Tecnológico de Osasco (FITO) “Mundo da Criança”, extrapolou todos os limites. É inadmissível a posição que estes Servidores são colocados por uma péssima gestão. Através das diversas reclamações recebidas pela nossa “Casa do Professor”, iremos denunciar os fatos ao Ministério Público.
AÇÕES EFETIVAS DO SINTRASP
O Sintrasp tentou, por diversas vezes, tratar do tema antes mesmo de ir ao MP. Protocolamos quatro ofícios no total, nos meses de fevereiro, março, maio e julho, sendo todos endereçados ao prefeito Rogério Lins e ao presidente da FITO, José Carlos Pedroso. Relembre todos os documentos protocolados:
1) Ofício n° 44/2022 – Para o presidente da FITO, José Carlos (clique e veja)
2) Ofício n° 62/2022 – Para o prefeito Rogério Lins (clique e veja)
3) Ofício n° 101/2022 – Para o prefeito Rogério Lins (clique e veja)
4) Ofício n° 158/2022 – Para o presidente da FITO, José Carlos (clique e veja)
VAMOS AOS FATOS 🔎
Apesar da estrutura física impecável das novas unidades, o mesmo zelo não se observa no cuidado com o Professor. O Sindicato foi o primeiro a parabenizar o Governo pela parceria e por garantir uma rede forte junto à FITO. Mas do que adianta um prédio bonito se não existirem Servidores para executarem atividades com os alunos?!
Os Professores do “Mundo da Criança” têm elevada qualificação acadêmica, inclusive com mais de uma pós-graduação. Foram aprovados através de concurso e, portanto, entraram pela porta da frente. Porém, todos vêm sendo tratados de forma injusta e, muitas vezes, sentem sua própria dignidade ferida.
Pontuamos a seguir algumas das colocações principais levantadas pelo Sintrasp, por meio da Casa do Professor. Detalhamos que muitas denúncias não podem ser expostas em respeito à privacidade dos denunciantes.
DEMANDAS DOS PROFISSIONAIS 💪🏼
➡️ Respeito e aplicação da Lei Federal nº 11.738/08: o texto prevê que os Professores devem ter 1/3 da jornada extraclasse sem aluno para as diversas atividades antes e depois do trabalho em sala de aula.
➡️ Plano de Carreira com um norte à vida profissional dos Profissionais da Educação (Professores e Apoio).
➡️ Clareza em relação a qual Estatuto os Professores devem se reportar, por não possuírem um documento próprio. Também não se aplicam ao geral do município de forma integral, mesmo se tratando de uma fundação.
➡️ Recebemos até denúncias da falta de equipamentos e materiais necessários à alimentação das crianças, assim como para as atividades pedagógicas.
➡️ Não há Professores suficientes em relação ao número de alunos.
➡️ É preciso fazer uma gestão do trabalho junto às unidades escolares. Temos profissionais com dificuldades em administrar os diversos conflitos nas relações interpessoais – inclusive casos de assédio moral.
➡️ Total desrespeito com os Professores quando fazem reclamações ou sugestões. Muitos escutam a frase “Não está contente? Peça demissão”. Inadmissível!
PRESIDENTE JESSÉ DE CASTRO MORAES 🗣️
“O respeito aos profissionais da Educação compõe o processo educacional. O Sintrasp atua com responsabilidade para contribuir nas relações de conflito. Os Professores são mestres e devem ser valorizados. Os companheiros(as) estão amparados por este Sindicato. Continuemos em sintonia.”
PROFESSORA MARTA DA SILVA BARRETO, VICE-PRESIDENTE PARA A EDUCAÇÃO 🗣️
“Chega de tanto descaso! Os Professores da FITO/Mundo da Criança precisam e merecem ser respeitados. Esperamos do prefeito Rogério Lins a devida atenção aos trabalhos realizados nas unidades, pois o conceito da população em relação à fundação está ameaçado. Essa situação não passará impune!”
➕ LEIA TAMBÉM
Próxima reunião com Representantes dos Professores vai ser online no dia 22 de agosto
O Sindicato convoca os Servidores Representantes dos Professores para importante reunião na segunda, dia 22 de agosto. Realizaremos dois encontros, no período da manhã, das 9 ao meio-dia, e tarde, das 14 às 17 horas. Como temos feito desde o início do ano, o compromisso será online e o Sintrasp disponibilizará o link de acesso dos titulares eleitos no grupo do WhatsApp… confira na íntegra